domingo, 21 de outubro de 2012

A Linguagem do contato


Tocar significa contatar, ou seja, relacionar-se com aquilo que se situa fora de nossa própria periferia, o solo situado sob nossos pés. E para os seres humanos, como para os outros animais, o ato de tocar é de importância vital. O contato instila confiança, transmite calor, prazer, conforto e renovada vitalidade. O contato nos diz que não estamos sós.

 Dentre todos os sentidos, o tato é o primeiro a desenvolver-se. Como bebês, é principalmente pela nossa experiência tátil que exploramos e percebemos o mundo, e o contato amoroso de nossos pais é essencial para nosso crescimento. Desde que nossa necessidade de tocar e ser tocado é satisfeita, crescemos saudáveis; mas, quando ela é inibida,nosso desenvolvimento pode ficar comprometido.

Porque as carícias, abraços e afagos que recebemos na infância nos ajudam a construir uma imagem saudável de nós mesmos e acalentar o sentimento de que, porque somos tocados, somos aceitos e amados. Há mais de vinte anos, o psicólogo americano S.M.Jourard demonstrou que nossa percepção do quanto somos tocados por outras pessoas parece estar nitidamente relacionado à nossa autoestima e a quanto nós nos valorizamos. No campo das terapias manuais a arte do toque é necessária e promove conhecimento significativo quando o terapeuta aperfeiçoa está habilidade, segundo Phillip. E.Grenman osteopata.

O toque não é apenas necessário para vida é um instrumento de avaliação para os terapeutas manuais segundo Dr. Chaitow Naturopata e osteopata unificador da massagem científica no mundo. Para ele dentro das terapias manuais o toque não deve ser visto apenas como uma ferramenta e sim como uma habilidade a ser desenvolvida durante toda a vida profissional do terapeuta. Atualmente

Massoterapeutas Britãnicos e Licenciados em Massagem nos EUA/Canadá Rússia possuem métodos e técnicas de palpação especifica para cada estrutura, onde todas as formas de avaliação contribuem no sentido dos achados clínicos dentro do protocolo especifico de atendimento. Para o Dr.John Upledger Osteopata e criador do método de terapia craniossacral o toque e sua qualidade devem ser normal e isento de força para percepção dos tecidos e auxiliar o terapeuta em seu protocolo de atendimento. Algumas instituições no Brasil já estão oferecendo alguns métodos de treinamento para técnicos em Massoterapia.


ABRAMC- “Um novo conceito em saúde”
-Universidade de Nova York 2009
-ABRAMC- 2010
-Fascia -“A ultima fronteira”- work shop –Nevada EUA-2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails