sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Massagem na prevenção e tratamento de doenças

A massagem é provavelmente uma das formas mais populares de saúde hoje em dia. É efetivamente usada para relaxamento e como uma forma natural de terapia para diversas doenças. A arte da massagem tem sido praticada desde tempos remotos e em vários países existindo uma palavra para massagem em quase todas as culturas. Os médicos de tempos antigos usavam a massagem efetivamente para tratar a fadiga, doenças e lesões.

Estudos de textos clássicos indicam que tanto os Chineses como os Gregos como os Romanos todos praticaram uma forma de massagem. Filósofos e médicos Romanos e Gregos recomendavam massagem não só pelos seus poderes de recuperação após a batalha mas para a saúde geral da mente e do corpo. Os antigos gregos estabeleceram escolas de massagem nos seus ginásios e usavam massagem para prevenir doenças e para tratá-las. No Oriente, a culturas indiana e os seus textos épicos como a Ramayana e Mahabharata falam da massagem como manutenção da saúde.

No livro Vatsy. Na Ayurvedica existem três grandes livros, conhecidos como o bruhat trayi que significa em sânscrito "os três grandes". São: Charaka Samhita; Sushruta Samhita e Ashtang Hridaya. Estes textos oferecem explicações detalhadas do uso na massagem na prevenção e tratamento de doenças. Estes textos ainda são usados hoje a um nível universitário nos cursos de Ayurvédica. Na Índia do século XVIII, a massagem era dada regularmente a desportistas e a soldados, e a à população em geral. Algumas sociedades a massagem é usada socialmente como um ato de hospitalidade, como no Hawaii em que os movimentos passivos de Lomi-Lomi são usados nos convidados. Esta é a massagem tradicional do Hawaii e oferece relaxamento a todos os músculos do corpo.No Japão, as três formas legalmente reconhecidas de terapia manipulativa são a anma, a massagem ocidental e o shiatsu.

Nos antigos livros sobre a anma, o método descrito consistia em diagnóstico e tratamento. Essa foi a primeira abordagem completa da medicina. Por volta de mil anos atrás, a medicina chinesa foi introduzida no Japão. Durante a era Edo (cerca de 300 anos atrás), exigiu-se que os médicos japoneses estudassem a anma a fim de entender e de se familiarizar com a estrutura do corpo humano e com o seu funcionamento, em termos de linhas meridianas. O treinamento desses médicos nesse tipo de terapia manual permitiu-lhes, quando se tornaram independentes, fazer diagnósticos, receitar as ervas da medicina chinesa e localizar os tsubôs, os chamados pontos da acupuntura, no intuito de facilitar os tratamentos.

Mais tarde, um método moderno de manipulação foi importado pelo Japão; esse método concentrava-se sobre a estrutura óssea, o sistema nervoso autónomo e o funcionamento dos órgãos internos, em vez de sobre os músculos, a linfa e a circulação sanguínea como no caso da massagem. Tornou-se bastante popular graças às suas técnicas simples mas eficazes.Hoje, a massagem (independentemente do método) é considerada como uma forma eficaz de prevenir doenças, reforçar o sistema imunitário, ajudar o corpo a "curar-se a si mesmo" e como uma terapia de relaxamento do corpo e da mente sendo utilizada em diversas empresas como forma de libertar o stress aos seus trabalhadores. Sobre a Massagem Ayurvédica A palavra usada para massagem em muitos textos Ayurvédicos é "samvahana" e "mardana". O termo "mardana" significa massagem incluindo pressionar, esfregar e também outros procedimentos como a manipulação dos músculos, cabelo e ligamentos pele.

A massagem com mistura de ervas é mais útil como uma massagem cosmética para mulheres já que oferece um sentimento de felicidade, transforma a pele macia e leve e também aumenta a beleza. A massagem com mais pressão e pó seco é útil para remover obstruções nos canais. Também remove comichões e alergias na pele. A massagem tonifica a pele e encoraja o processo de rejuvenescimento assim como ajuda a pele a manter a sua elasticidade e força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails