sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Massagem: A Terapia dos Deuses Cada Vez Mais Necessária ao Homem moderno

 
A massagem esta presente na vida do ser humano desde a época das primitivas cavernas. O homem teve seu contato com esta técnica quando sofreu sua primeira trombada ou contusão, ai aliviando sua dor com a mão passando no local da dor.

Com o passar do tempo à massagem evoluiu e se tornou presente em varias cultura que se focaram em sua área muscular ou energética. As massagens são presentes em culturas como a romana, sueca, tailandesa, chinesa e indiana.

As mais antigas de todas as chinesas e indianas são focadas na energia do corpo enquanto as outras fazem o que se chama de modelo hibrido, seguindo mais de uma filosofia.

As massagens chinesa e indiana desenvolveram a massagem chinesa tuinah e a massagem indiana ayurvédica ambas energéticas. E se baseiam num sistema de saúde completo que visa o reequilíbrio do ser.

A massagem chinesa tuinah usa o sistema de meridianos que são linhas energéticas que percorrem o corpo humano sem ser detectável. O sistema indiano trabalha com chákras que são centro de energia que se dividem pelo corpo. Ambas são muito utilizadas pelo mundo. A massagem chinesa influenciou diretamente a massagem tailandesa, a massagem japonesa shiatsu e a auto massagem do-in.

No Brasil em 1942 o presidente João Goulart regulamentou a profissão de massagista que por sermos desportistas o homem sempre ao lado do campo de futebol, este era o massagista da época.

Hoje a massagem é um sistema que utiliza muitos recursos que visão combater o stress, a fadiga e principalmente as dores provocadas pelos hábitos assumidos pelos homens. Visando equilibrar as energias a massagem trabalha com os princípios do yin e yang que são os opostos que se completam. Baseados no desequilíbrio causado pelas emoções mal conduzidas, pelos ambientes hostis e pela alimentação inadequada.

Com o passar do tempo a massagem se tornou uma técnica que também aderiu a pressa, e se tornou quick massage, ou massagem expressa na cadeira, que herdou de uma técnica chamada quiropraxia que não se adaptou bem a esta primeira tentativa, e hoje o no stress yes massage é muito apreciada em shoppings, aeroportos, praças e locais onde se passa com muita pressa.

Algumas técnicas são associadas a massagem para a retirada da dor, a acupuntura com fogo, a moxabustão que é um bastão de Artemísia a erva da vida, o uso do emplastro de gengibre e as ventosas que são copos que sugam a pele e provocam alivio de dores e maior tonificação da pele. Aqui em salvador o prof. Franklin Artemísia e o prof. José Augusto Maciel torres criaram dia 14.10 dia do massagista salvador, 10.12 dia do terapeuta salvador, e 20.02 dia do acupunturista salvador, criados para exaltar estas profissões tão necessárias no mundo moderno.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO
http://www.portaleducacao.com.br/medicina-alternativa/artigos/20840/massagem-a-terapia-dos-deuses-cada-vez-mais-necessaria-ao-homem-moderno#ixzz2BXS7CXkD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails