sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Os Massagistas “médicos”

MASSEURS MÉDICAUX

Os Massagistas “médicos” ou manipuladores médicos na verdade não eram médicos, pelo contrário, totalmente empíricos foram os pais da terapeia complementar na Europa. Reconhecidos como terapeutas hábeis que utilizavam as mãos no tratamento ortopédico e corretivo. Esses massoterapeutas eram manipuladores de ossos, articulações e deram inicio a ginástica corretiva.
 
No final do século XVIII a Europa estava atravessando modificações entre a medicina alopata e naturopata, os Homeopatas e vitalistas perdiam terreno e os manipuladores estavam entrando em extinção. Os Masseurs Médicaux ou massagem médica existiam na França e parte da Polônia e Áustria. Entrando no século XIX os Masseurs Médicaux originários de Ambrosio Paré foram excluídos e seus métodos lançados à margem. Suas teorias e práticas tiveram inicio novamente pós-guerra com o surgimento da Fisioterapia e com a ginástica.
 
No Brasil os antigos métodos da ginástica corretiva traziam em suas bases de prática, as lembranças dos Masseurs Médicaux. Fisiatras e educadores físicos utilizavam os antigos métodos em nosso país. Atualmente os massoterapeutas licenciados nos EUA ou Técnicos no Brasil resgatam a história e os fundamentos de seus antecessores inserindo novamente no mercado as antigas técnicas manuais, que agora século XXI já se tem comprovações cientificas que realmente ajudam na saúde integral. A Massagem Sueca, cinesiologia aplicada e utilização de óleos essenciais, apenas modificam os nomes de 300 anos antes utilizados como Massagem clássica, movimento dos ossos e uso de emplastos.
 
“Resgatar a história é atualizar a identidade.”


Fonte:
C.Kayser –Physiology.Tomo 2(Flammarion).1992
D.Porte .Manuel de Kinésithérapie. 1995.
ABRAMC 2007.
SMS/RJ. 2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails