terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Conduta profissional



Após o ressurgimento da massoterapia (terapia por massagem) no mundo em 1960, diversas universidades e centros de formação investem em treinamento e formação profissional.

A Tecnologia científica nos possibilitou descrever algumas respostas fisiológicas ao toque, tais como as mudanças na concentração de hormônios, alterações do sistema nervoso central e periférico e na regulação dos ritmos do corpo. Atualmente “Massagem” não carrega simplesmente o ato de apenas tocar e espalhar óleo no indivíduo, existe muito mais, hoje o terapeuta observa os cuidados básicos com o clientes, procedimentos de avaliação e protocolos de tratamento específicos. Ainda trabalhamos com prevenção, sim prevenção, pois nesta área não invadimos “área de ninguém”. O outro foco é a educação em saúde,coisa que o massoterapeuta pode muito bem executar.

Hoje no Brasil poucas escolas investem em Terapia por massagem com cunho cientifico, Muitas controvérsias acontecem no mercado, entretanto conseguimos observar as mudanças, mudanças essas que estão se consolidando, pois a população está conhecendo os benefícios da massoterapia a cada mês, os veículos de imprensa já divulga nossa profissão. Agora resta a consciência dos profissionais.
 
Terapia por massagem, entretanto precisamos entender o que é:

“ A terapia por Massagem científica ou manipulação de tecido mole, como é conhecida, tem seus princípios e objetivos voltados para tratamentos de estruturas miofasciais compreendendo ligamentos, tendões, músculos e fascias persistentes ao encurtamento, deslocamento e/ou restrições que promoverão o processo de disfunção.”

Campo de trabalho – Hotéis, Spas, instituições de saúde, Hospitais, Clinicas e centros de reabilitação e centros esportivos.

Todas as propostas da massagem cientifica é de filosofia naturopata. Outra informação para o profissional, que já circula na Europa e Américas. “Massagem é com massoterapeutas, tanto técnicos ou qualificados com direito adquirido o resto é fraude”. Ninguém pode usar o termo se for devidamente formado.


ABRAMC- Um novo conceito em saúde”
WWW.abramc.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails