quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Massagem ajuda a começar o ano de corpo novo



Problemas digestivos, como gastrites e úlceras, irritabilidade, aceleração cardíaca, insônia, angústias, quedas de cabelo e reaparecimento de infecções. A lista de sintomas do estresse é enorme. Mas como evitá-lo? Todos os dias acontece algo que nos deixa tenso. São as contas para pagar, as responsabilidades no trabalho. Resultado: estresse em níveis variados.
 
A correria do dia a dia e a rotina pesada têm feito cada vez mais pessoas procurar por especialistas em massagens antiestresse.
 
A percepção destes sintomas é a peça chave para detectar o estresse e encontrar a melhor forma de chegar ao equilíbrio. Segundo a terapeuta corporal Joelma Alckimin, para reencontrar a harmonia perdida, basta introduzir sessões de massagem na sua rotina. “É importante saber que a massagem, além de efeito estético fantástico, corrige os desequilíbrios energéticos do corpo, proporcionando maior consciência corporal, o que leva a pessoa a uma autodescoberta fundamental”, frisa.
 
A terapeuta corporal explica que, quando são estimulados na massagem, os músculos ficam mais soltos e leves. “Ocorre assim a liberação energética pesada e causadora do estresse, ou seja, some aquela sensação de cansaço e peso. Pode-se ainda associar nas sessões de massagem a respiração correta, o que favorecerá o aumento do relaxamento muscular a qualquer hora do dia”.
 
Joelma destaca que a maioria das pessoas não sabe respirar de forma correta, o que faz concentrar a tensão em alguns locais do corpo, causando maior dor. “Quando se cria o hábito da massagem como autoconhecimento, o cérebro reconhece esse momento como algo bom e positivo e a cada sessão você consegue benefícios maiores, saindo inclusive dos condicionamentos do dia a dia”, esclarece a especialista.
 
Outro benefício comprovado dentro da massagem, segundo a terapeuta corporal, é o poder do toque. “O ser humano pode passar a vida toda cego, surdo e completamente desprovido do sentido do olfato ou paladar, mas não poderá sobreviver sem ser tocado, sem as funções desempenhadas pela pele”. Este gesto alivia o estresse e traz bem-estar. “O toque solta as amarras do corpo e da mente, favorecendo relaxamento profundo”, finaliza.

Sintomas comuns do estresse diário

- problemas digestivos: úlceras, náuseas e vômitos;
- tendência à irritabilidade;
- problemas cardíacos, como aceleração do ritmo cardíaco e/ou
aumento da tensão, como hipertensão;
- diversos problemas do sono, em especial insônia;
- distúrbios psíquicos: nervosismo, ira excessiva e não-habitual, crise de angústia, fobias e depressão;
- distúrbios da menstruação, na mulher;
- aparecimento de caspa e queda de cabelos;
- problemas de concentração;
- desenvolvimento ou reaparecimento de doenças infecciosas, como a herpes labial, herpes genital, dores de garganta e resfriados;
- problemas sexuais: distúrbios eréteis, perda de desejo (libido);
- mau hálito, devido à desidratação da boca, causada pelo estresse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails