domingo, 23 de dezembro de 2012

Origem das manipulações


Desde que os ser humano está cosciente na face da terra, o uso de ervas, exercicios e manipulações corporais são empregados como vias de tratamento para boa saúde.Já mais de 2500 anos atrás na Grécia antiga, Asclépio, deus da medicina, foi representado nos baixos-relevos de templos gregos, enquanto exercem uma redução na dobradiça cervico-dorsal. Um pouco "mais tarde, o médico Herodicus de Selymbria, professor de Hipócrates, a cirurgia não é uma especialidades instrumentais ensinadas na Escola de Alexandria com os princípios da nossa era.
 
As primeiras referências à prática da medicina manual se referem ao antigo Egito. Uma descoberta a tumba do Faraó Ramsés II (em torno de 1238-1235 a.C.) mostra a figura de um profissional tratando o que parece ser uma lesão de cotovelo. Acredita-se que os Sumérios também fizessem manipulações.No apogeu da cultura grega, durante o chamado ciclo de Péricles, Hipócrates (460-377 a.C.), descreveu detalhadamente, em seu tratado das articulações, as manobras de redução articular sejam com ajuda de um instrumento de tração ou bem com técnicas puramente manuais.Na Roma antiga, Claudio Galeno (129-201 d.C.), herdeiro de Hipócrates, sabia manipular normalmente as articulações.Por volta do ano 1.000, no Iran, Avicena praticava terapias manuais. Após estes teóricos a terapia de manipulação cresceria e desenvolveria vários ramos e funções.
 
A medicina cancelaria as manipulações por falta de reconhecimento cientifico e os terapeutas ficariam a margem até os anos de 1820.A partir desta data as manipulações voltariam a ser utilizadas. Atualmente o mundo está passando por novas perspectivas sobre as manipulações tanto articulares quanto de tecidos moles. Sendo realizada por profissionais devidamente treinados é prevenção e qualidade de vida.
 
 
ABRAMC –“Um novo conceito em saúde”.
SBMM- Sociedade Brasileira de Medicina manual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails