quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Os Benefícios da Massagem Terapêutica incluem baixar a Pressão Arterial



A pressão arterial elevada pode causar mais estragos ao nosso corpo do que qualquer outra doença. Segundo a American Heart Association, vários equívocos acontecem quando se trata deste assunto, veja alguns dos mais comuns:


Equívoco: A pressão arterial elevada tem muitos sintomas
Verdade: A hipertensão não tem sintomas. É por isso que muitas vezes é chamada de assassino silencioso.

Equívoco: A hipertensão arterial é um problema do homem
Verdade: A pressão arterial elevada não distingue sexo ou idade. Na verdade, as mulheres precisam estar conscientes de certas coisas que podem colocá-las em maior risco do que os homens

Equívoco: Você não precisa se preocupar com a pressão arterial até chegar a meia idade.
Verdade: Crianças de 6 anos podem sofrer de pressão alta. É uma boa ideia começar a controlar a pressão arterial desde a infância.

Uma das maneiras mais eficazes para evitar a pressão alta é a massagem terapêutica. Uma série de estudos a longo prazo têm demonstrado que um programa consistente de massagem pode diminuir a pressão arterial sistólica e diastólica; diminui os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, na urina e saliva, ainda alivia a depressão, a ansiedade e a irritabilidade.

Como objetivo de todos os programas de massagem, a meta final reside em proporcionar um estilo de vida livre de dor e estresse. Controlar a pressão arterial é apenas uma das vantagens da massagem terapêutica.
Seu uso também é importante para manter os níveis de hormônios de estresse sob controle, além de vários outros benefícios.

Ter a Pressão arterial baixa pode contribuir para reduzir as chances de um ataque cardíaco, uma insuficiência renal, ou um acidente vascular cerebral.

Conforme importância da respiração, as técnicas usadas para respirar são complementares a qualquer terapia. Elas ajudam a pessoa a se concentrar no movimento do tórax e do abdômen, como o ar entra e sai do corpo, concentrando-se na respiração e expiração dentro de um determinado período de tempo ou com um determinado padrão, ou visualizando e meditando como a respiração fornece oxigênio para cada célula do corpo.

As técnicas de respiração são usadas com a massagem terapêutica para aprofundar o relaxamento do cliente. Muitas vezes quando uma pessoa está tensa, as técnicas de respiração podem ajudar a conscientemente relaxar os músculos do corpo. De forma complementar, enquanto o terapeuta trabalha com os músculos de uma pessoa e estes relaxam, o processo de respiração se torna mais eficiente, deixando a respiração profunda, porque a caixa torácica e os músculos abdominais não estão tensionados. Por isso, existe uma forte ligação entre a terapia de massagem e a respiração.


Bruno Kiyasu Mastria
Massoterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails