sábado, 22 de dezembro de 2012

Porque a massagem é relaxante?

O que o rato tem a ver com a  massagem?

 
Antes da resposta, olhe um momento na figura do rato e leia o que está escrito (a imagem aumenta de tamanho, clique!). Às vezes você mesmo consegue adivinhar a resposta. Pense pelo menos um minutinho.
 
Pois é, vai ver que você já descobriu a resposta, parabéns! Mas para você que não conseguiu decifrar a imagem, não fique chateado, a imagem é meio vaga mesmo.
 
Para responder por que a massagem é relaxante vamos focar num hormônio chamado ocitocina. É claro, existem várias razões que levam a um relaxamento na hora da massagem: energias, empatia, fatores psicológicos… Mas vamos falar sobre um assunto que já foi cientificamente provado.
 
Durante uma pesquisa que durou mais de 30 anos a fisiologista sueca Kerstin Uvnäs comprovou que o hormônio ocitocina é liberado no corpo com o toque.
Kerstin Uvnäs escreveu um livro chamado “lugn och beröring” (“Calma e Toque”) e comprovou que, principalmente o toque do outro, libera a ocitocina.
Além disto, comprovou que a ocitocina existe em homens também (por muito tempo foi considerado um hormônio só da mulher porque aparece muito durante o parto e a amamentação). Talvez por causa disto, a maioria das pessoas gosta de receber um abraço ou uma massagem, porque libera ocitocina.
 
Mas o que a ocitocina faz então? Bom agora é hora de voltar para o rato. Você lembra o que estava escrito em volta dele? Pois é, são os efeitos da ocitocina. Ela melhora o aparelho digestivo, aumenta a calma, diminui o medo, aumenta a resistência a dor, melhora o relacionamento, aumenta a curiosidade e muito mais. Acha que são bons efeitos? Algo importante para o povo estressado de atualidade? Muito bem!!! A massagem relaxante libera hormônios através do toque, o que deixa o cliente (ou namorada/o) muito bem com a vida, por causa do ocitocina, o nosso hormônio de bem estar.
 
Agora… por que a imagem tem um rato? Porque não um ser humano? Já adivinhou? É isso, os testes da Kerstin Uvnäs foram feitos em ratos de laboratório (em geral sou contra testes em animais, mas pelo jeito os ratos se deram bem).
 
Fonte:http://www.clinicademassagem.net.br/massoterapia/porque-a-massagem-e-relaxante/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails