terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Massagem e Reiki: técnicas alternativas para começar bem 2013

 
Terapias milenares garentem bem estar para o início do ano.
Profissionais dedicam-se a melhorar a qualidade de vida do próximo.
 
Fim de ano chegou e com ele todo o stress e cansaço acumulados após 365 dias de muito trabalho. Muita gente aproveita esse período para descansar e recarregar as energias para o novo ano. Mas o que nem todos sabem é que é possível encarar os desafios do dia a dia com mais vitalidade e disposição durante por meio de pequenas técnicas, que estão disponíveis a qualquer pessoa. Uma das opções são as terapias holísticas ou alternativas, que têm como objetivo promover um maior relaxamento e equilíbrio do corpo.
 
 Alguns profissionais que se dedicam à arte de melhorar a qualidade de vida do próximo através dessas técnicas. Confira abaixo algumas opções e comece o ano de 2013 renovado.
 
Técnica milenar
Uma das técnicas de relaxamento disponíveis é a massoterapia. A terapia em forma de massagem é usada para o tratamento e cura de traumas físicos, alívio do stress psicológico, controle da dor, melhora da circulação e alívio da tensão. Entre os diversos tipos de massagens existentes, uma que chama a atenção é a massagem ayurvédica. Baseada em uma técnica indiana, desenvolvida há mais de sete mil anos, a Ayurveda é um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Também conhecida por "Ciência da Vida", ela é a medicina oficial na Índia e tem se difundido por todo o mundo como uma técnica eficaz da medicina tradicional.
 
A técnica indiana trabalha a energia e promove um equilíbrio entre os pontos vitais (chakras) do corpo humano. Além disso, a técnica promove um aumento da disposição, elimina toxinas, melhora a circulação e a capacidade respiratória, entre outros benefícios.Mas há também quem procure para tentar diminuir a incidência de dores crônicas. É o caso do comerciante Rogério Caetano, que há três anos sofreu um acidente de moto e por isso precisou colocar pinos na perna. Depois de tanto sofrer com dores em uma simples caminhada, ele descobriu na massoterapia uma forma de aliviar o desconforto. "É a primeira vez que procuro uma técnica alternativa e desde que comecei a fazer já senti uma melhora imediata. Hoje posso dizer que já não vivo mais sem isso", diz ele. No tratamento de Caetano, a massoterapeuta Margot também utiliza um equipamento japonês que alia técnicas de acupuntura e shiatsu.
 
Energia que purifica
Outra técnica diferente, que além do relaxamento tem como proposta uma mudança profunda nos hábitos e na forma de encarar a vida, é o Reiki. Técnica japonesa de cura desenvolvida em 1922, o Reiki é baseado na canalização da energia universal através da imposição das mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e assim, restaurar o estado de equilíbrio natural, seja ele emocional, físico ou espiritual. O objetivo é eliminar doenças e promover saúde. Trata-se de uma técnica energética e não tem nenhuma relação com nenhum sistema religioso. O Reiki é considerado como uma terapia alternativa complementar aos tratamentos convencionais.
 "O Reiki nada mais é que uma energia do amor. É uma transferência da energia que vem do universo. Nós somos apenas condutores dessa energia. Nós trazemos toda essa energia boa e limpamos a energia ruim que está dentro do corpo", diz a terapeuta.Apesar de ser praticada há bastante tempo na região, para muitos, a técnica ainda é desconhecida. Tanto, que a maior procura vem geralmente de quem passa por maus bocados. "As pessoas que vêm pra mim são aquelas que estão no fundo do poço. Fumantes, alcoólicos, depressivos, pessoas com síndrome do pânico. A energia do Reiki age em cima do lado emocional e trabalha para uma harmonização do corpo humano", completa.
Hoje Oliete faz poucos atendimentos por semana e se dedica principalmente à formação de novos multiplicadores que possam levar a técnica adiante. Entre os novos mestres estão ex-pacientes, que sentiram a força da técnica e observaram uma mudança de vida. "O Reiki atua de forma sutil no organismo e traz uma grande melhoria. Eu consegui curar uma depressão, parei de fumar e deixei de tomar medicamentos que antes eram frequentes", disse a ex-paciente e agora professora Luciana Braga.
Assim como ela, Milena Rodrigues e Eveline Sarina Shanti também experimentaram uma mudança de vida após conhecer a técnica. "Eu larguei minha profissão (Publicidade) e hoje só me dedico ao Reiki. Eu também fumava muito e parei, hoje tenho outro estilo de vida. O Reiki é uma forma de você canalizar a energia do universo em benefício próprio e também dos outros", conta Sarina. "Eu acho que as pessoas já estão começando a despertar para a necessidade de se obter uma melhor qualidade de vida", completa Milena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails