domingo, 24 de fevereiro de 2013

MASSOTERAPIA APLICADA AO PORTADOR DA DOENÇA DE PARKINSON


A Massagem é mencionada como uma forma de tratamento nos primeiros registros médicos e continua a ser descrita através da história. Remonta ao período pré-histórico, quando descobertas arqueológicas apontam que o homem daquela época utilizava-se de pomadas e ervas para esfregar no corpo. Acreditava-se que isso promovia o bem estar geral e que protegesse contra lesões ou infecções.Na prática atual, refere-se o termo MASSOTERAPIA à Massagem, devido ao mau uso que pseudos-profissionais fizeram da mesma. Assim definimos: MASSO= Mãos, TERAPIA= Processo, meio de obter a cura. Portanto podemos então definir a Massoterapia como todo tipo de manobra e manipulação realizada com as mãos, com objetivos terapêuticos, ou seja, de obter a cura. Os efeitos mais imediatos e notáveis da Massoterapia é o relaxamento, motivo pelo qual é associada à redução da tensão, o efeito revigorante, a drenagem das congestões teciduais e o alívio das contrações e espasmos musculares.
A Massoterapia aplicada aos portadores da Doença de Parkinson tem como objetivo geral contribuir para a manutenção do bem estar e qualidade de vida e promover o relaxamento muscular (diminuição dos espasmos, tensão e melhora do tônus muscular), melhorar a circulação sanguínea/linfática, melhorar a amplitude dos movimentos, estimular o sistema nervoso, reduzir o estresse e melhorar a depressão.
Uma das técnicas de massagem praticada na APPP é chamada de REFLEXOLOGIA PODAL, que utiliza pressão para estimular áreas reflexas específicas nos pés, e que isso resulta  num imenso bem-estar. Um dos seus princípios é o de que cada ponto no pé está ligado à uma área específica do corpo.  Em 2010 foi realizada na APPP uma pesquisa que teve como objetivo geral identificar os efeitos combinados da Reflexologia Podal com o tratamento convencional nos pacientes portadores da doença de Parkinson, e como objetivo específico reconhecer quais melhoras a aplicação da técnica Reflexologia Podal promovia nos pacientes com a doença de Parkinson; Comparar os efeitos da Reflexologia Podal nos pacientes antes e após a aplicação da técnica nos pacientes portadores de Parkinson.
RESULTADO DA PESQUISA (%= MÉDIA DE EVOLUÇÃO DO TRATAMENTO)
Dores       65%           Memória   68%             Deglutição(Disfagia) 85%              Sialorréia       85%   
Insônia     80%           Fala            90%            Constipação Intest.   73%              Movimentos 72%
Humor     78%           Apetite       83%            Tremor                        80%              Bradicinesia  70%
Caligrafia 60%           Motivação 74%            Menos Espasmo       70%               Apetite           83%
Este trabalho foi apresentado no VIII CONGRESSO CIENTÍFICO LATINO-AMERICANO E VIII CONGRESSO CIENTÍFICO BRASILEIRO DA FIEP realizado em Foz do Iguaçú-Pr no período de 15 à 19 de Janeiro de 2011, e publicado no FIEP BULLETIN Volume 81 de 2011, páginas 642/45.
FRANCISCO MENDES DE LIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails