quinta-feira, 21 de março de 2013

A BUSCA PELA MASSAGEM



Muitas pessoas vão em busca de massagem por ser uma maneira de relaxar. Mas ela, além de relaxamento, serve como terapêutica, ou seja, serve para melhorar determinadas patologias, doenças, podendo citar doenças cardíacas. 

Os hindus utilizavam a massagem também como maneira de relaxamento, indução de sono e para perda de peso. Portanto, a prática da massagem relaxante vem ocorrendo nos anos antes de cristo.

Hipócrates utilizava a massagem como forma terapêutica também, e foi ele que indicou a massagem vinda em direção do coração. 

Nesta época, percebia que os movimentos de fricção eram utilizados e surtiam efeitos em relação à articulação, ou seja, eles “colocavam a articulação no lugar”. Ex.: gota e reumatismo, fluidos (líquidos) dos joelhos, que são articulações enrijecidas, ou seja, fica incapacitado de articular por causa da dor, edema (inchaço).

Eles utilizavam a massagem como fricção ou esfregamento mesmo, era como “amassar pão”. E surtia efeitos extremamente positivos.

George Taylor revelou que a massagem também era benéfica para correção de alterações na coluna.

Os gladiadores recebiam as massagens para aliviar dores e fadiga muscular, que é quando o músculo é trabalhado intensamente. Nos dias de hoje no campo de futebol podemos observar bastante esta prática, geralmente para quem se machucam, eles fazem massagem intensamente no local.

Existem alguns autores que defendem que a massagem é indicada no tratamento de feridas, pois diminuem dor e edema, melhora a circulação e como a circulação se encarrega de nutrir os tecidos com oxigênio, hormônios e outras substâncias que nosso organismo necessita, o tecido fica mais bem nutrido. 

Desde a pré historia, os homens utilizavam a massagem como cura. Principalmente se a mesma fosse realizada com ervas, pois as ervas trazem efeitos terapêuticos positivos, se friccionados. 

Se essas fricções com associações com ervas, fossem realizadas por curandeiros religiosos ou médicos, o efeito seria maior. Desde aí surge o poder mental que temos sobre a doença. 

Os curandeiros religiosos eram homens trazidos por Deus para que realizassem cura dos enfermeiros, como acreditavam.

Os indígenas curavam suas doenças com ervas, barro, rezas, massagens, e isso vêm desde a pré historia e poderemos observar que surti efeitos positivos no tratamento ou cura de doenças.

Por volta do século XVIII, a ginástica foi incorporada juntamente com a massagem na cura de algumas doenças, pelos movimentos trazidos com os músculos. 

Na circulação, essa técnica (massagem com exercícios) era benéfica, pois melhora a circulação, diminuindo o estase sanguíneo, ou seja, o sangue passa ir a todas as células e tecidos, e não fica mais parado em determina região. Isso possibilita a nutrição os tecidos, melhorando a secreção de glândulas. 

A respiração também era beneficiada pela massagem, algumas alterações do tórax eram diminuídas com a massagem, assim como exercícios para o diafragma, aumentando a inspiração e expiração. Se a respiração é melhorada, é eliminação de toxinas, algo tóxico que o organismo produz, é eliminado mais facilmente e rapidamente, portanto melhora o objetivo da respiração que nada mais é que troca gasosa e oxigenação adequada para tecidos e células. 

O sistema digestivo se beneficiava com a não só com técnica de massagem, mas também em combinação com exercícios, ele se mostra benéfico na eliminação de gases e fezes, além do mais, ele é beneficiado pela descongestão sanguínea, melhorando a periltase, ou seja, movimentos nos intestinos que auxiliam na eliminação de gases e fezes.

No parto se torna benéfico, uma vez que a massagem pode diminuir a hemorragia, corrigir posição fetal e acalmar a mãe. 

Não apenas no parto, mas também no ultimo trimestre da gestação, para correção de posição do feto na hora do parto. Esses métodos são utilizados até nos dias de hoje pelos médicos japoneses.


Recapitulando os benefícios da massagem:

- Estética;
- Sistema cardiovascular: diminuição de edema;
- Alterações na coluna;
- Alterações nas articulações;
- Proporciona relaxamento;
- Melhora o sono;
- Nutrição tecidual;
- Melhora a circulação;
- Diminui a estase sanguínea;
- Melhora a função das glândulas: secreção;
- Melhora na peristalse;
- Melhora na defecação;
- Diminui os gases intestinais, diminuindo o desconforto abdominal;
- Parto;

- Melhora na posição fetal;

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails