quinta-feira, 14 de março de 2013

COMEÇANDO A MASSAGEM



Massagem relaxante facial

No rosto, comece a tocá-lo com a ponta dos dedos, em direção do centro as extremidades e termine com movimentos circulares. 

Ao longo da sobrancelha faça varias pressões e intercale com alivio, entre elas. 

Com força suficiente para mover o couro cabeludo, mas não demasiadamente, realize movimentos circulares com a ponta dos dedos. 

Apoie a cabeça da pessoa, enquanto realiza massagens nos músculos do pescoço com os dedos. Posicione a cabeça da pessoa para baixo e, empurre em direção aos pés, com delicadeza, sem força, sem pressa.

Realize massagem na mandíbula, em movimentos circulares, com as pontas dos dedos.

Amasse os músculos que fazem parte do pescoço.

Massagem relaxante no tronco 

Posição: palmas das mãos para baixo e polegares unidos, com a parte posterior das palmas abaixo da clavícula do cliente. 

Faça deslizar as mãos para baixo, aplicando pressão média sobre o peito e menos pressão sobre o estômago. Lembre-se que pode causar vomito, caso apreende demais o estomago. 

Logo após, coloque as mãos com os dedos para baixo, e puxe os músculos para cima, alternando as mãos e aplicando movimentos de amassamento ao longo de toda a parte lateral. Repita do outro lado. Finalmente, trabalhe a parte de cima do peito com as pontas dos dedos.



Massagem nas costas 

O cliente deve posicionar em decúbito dorsal, ou seja, deitar-se de barriga paira baixo. Faça movimentos de amassamento nas nádegas; depois, torça os nós dos seus dedos indicadores nas concavidades de cada lado. Faça vibrar toda a área com a parte posterior das palmas das suas mãos. 

Aplique um movimento longo e deslizante nas costas toda. 

Realize movimentos de amassamento dos músculos na parte superior das costas, em seguida, esfregue as mãos energicamente sobre elas.

Massagem relaxante braços, mãos e pernas 

Pegue o pulso do cliente com as duas mãos e aplique um movimento firme e deslizante na direção da axila; leve-a mão que ficou por cima até o ombro. Com ambas as mãos, puxe com força para baixo, ao longo dos lados do braço e por cima dos dedos. 

Com o cotovelo de quem recebe a massagem dobrada e apoiada na superfície o rode o pulso com as mãos e puxe até o cotovelo, volte para trás sem aplicar pressão. 

Com o cotovelo na mesma posição, massageie a parte interna do antebraço com os polegares. Coloque a mão da pessoa sobre o seu ombro e aplique a mesma técnica no braço. 

Finalmente, segure o braço com ambas às mãos e torça-as vigorosamente para trás e para frente ao longo de todo o comprimento. Repita o processo no outro lado. 

Massageie a palma de cada mão com os nós dos dedos, relembrando os nós dos dedos são as articulações no meio do dedo. 

Trabalhe as costas da mão e depois à frente com os polegares. Torça suavemente cada um dos dedos, dobrando-os ligeiramente para trás e para a frente, enquanto os massageia da base para o topo. 

Faça para as pernas a mesma série de movimentos utilizada para os braços, massageando primeiro de baixo para cima, de acordo com retorno venoso, ou seja, no sentido do coração, auxiliando na nutrição celular. 

Novamente para baixo a perna inteira, trabalhando em seguida para cima a coxa e depois a perna. 

Segurando o joelho com as suas mãos, siga com os polegares o delineamento em volta da rótula. 

Neste momento podemos dar “pancadinhas” leves na rótula com as pontas dos dedos. Depois, aplique movimentos circulares nos lados do osso. Torça as pernas como fez com os braços e trabalhe os pés como fez com as mãos, aplicando mais pressão nos calcanhares, pois esta região é mais firme se comparada com a mão.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails