sexta-feira, 12 de abril de 2013

Massagem sob medida


Técnicas de manipulação corporal podem aliviar sintomas, tratar algumas doenças e promover bem-estar. Investigamos quais são os tipos mais praticados, como funcionam e suas principais indicações. Escolha a sua!

Numa rápida busca pela internet você verá que os tipos de massagens são muitos e dos mais variados. A maior parte das pessoas sabe o que é uma massagem, mas nem todos sabem qual é a massagem ideal para si. Em primeiro lugar, é necessário saber o motivo da necessidade de uma massagem. Cada método tem um foco e um objetivo terapêutico a ser alcançado, mas todas coincidem quando o assunto é relaxar.

No caso de lesão, por exemplo, pode ser necessária uma massagem de tecidos internos, que é focada nos músculos e nas ligações com todos os tecidos internos do nosso corpo. “Quando for a uma clínica de massagens vá um pouco antes e converse com os terapeutas. Dessa forma vai receber muito mais benefícios para os problemas que pretende resolver”, indica Rita de Cássia Carvalho, esteticista do Espaço Thai (RJ). 

Depois de qualquer massagem, indica-se o consumo de bastante água para ajudar o corpo a expelir as toxinas que são liberadas durante o processo.

Cada vez mais as pessoas buscam tratamentos menos agressivos e, “estima-se que quatro milhões de brasileiros lancem mão de alguma forma de terapia alternativa para tratar doenças, acrescentando que esse mercado cresce cerca de 20% ao ano”, diz a fisioterapeuta Fernanda Cordeiro (RJ). Muitos escolhem essas terapias para resolverem problemas emocionais e dores em geral. Em países como o Canadá e a França, cerca de 70% da população procura por esses tratamentos.

Os vários tipos
Segundo Rogério Pires da Silva, educador físico e diretor da Associação Brasileira de Medicina Manual (Abramc), “A massagem é uma arte, mas também é uma ciência e, como tal, evoluiu e cresceu em arsenal técnico, o que no Brasil ainda é pouco divulgado”.

Para entender mais sobre o assunto, primeiro é preciso classificar as técnicas em seus dois grandes grupos: oriental e ocidental. No primeiro, há sempre a função curativa. Já as do tipo ocidental podem ser divididas em três subgrupos: terapêutica, com fim curativo; desportiva, aplicada a atletas e esportistas, que tem efeitos estimulantes (antes da competição), calmantes e desintoxicantes (após a competição); e estética, com finalidades higiênicas, relaxantes e preventivas, para manter a saúde e embelezamento das formas corporais. 

E existem metodologias diferentes, com objetivos específicos distintos.

De maneira geral, as práticas duram entre 1 e 2 horas, de acordo com a área de atuação do profissional que vai realizá-la: fisioterapeutas, esteticistas ou massoterapeutas (cada um seguirá uma linha de acordo com a sua necessidade e escolha). Antes de iniciar a prática é importante questionar a frequência com que deverá fazer as sessões para beneficiar-se com seus efeitos e as possíveis contraindicações da técnica que será usada. Por isso, consulte um profissional treinado, para saber se é realmente a técnica mais indicada para você.



por Fernanda de Almeida 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails