sábado, 6 de abril de 2013

O que é massagem terapêutica?



A massagem terapêutica distingui-se em dois segmentos de atuação, que são a massagem de bem-estar e a massagem de tratamento de saúde



massagem terapêutica requer necessariamente que o toque seja mais especializado e tenha como meta um objetivo específico. Conhecendo as dimensões possíveis de intervenção da massagem, desde a física à emocional, social, cultural e, em alguns casos, espiritual de toque, fica mais fácil saber se o objetivo foi alcançado e se a técnica escolhida é capaz de suprir as necessidades do cliente e do terapeuta.

É possível encontrar várias definições para o termo massagem, como tocar, manusear, apertar ou amassar. Enquanto o termo terapia ou terapêutica, significa tratamento para uma determinada doença, pela medicina tradicional, ou por meio de terapia complementar ou alternativa.

O Professor Marcelo Quaranta de Vasconcelos Pena, afirma que, de modo geral, a massagem terapêutica é a arte cientifica e o sistema de avaliar e aplicar, manual e sistematicamente, uma técnica ao tecido mole superficial da pele, aos músculos, tendões, ligamentos e às fáscias, bem como às estruturas que estão dentro do tecido superficial, no meio da mão, do pé, do joelho, do braço, do cotovelo e do antebraço.

Profissional da área

Vale ressaltar que verdadeiros profissionais reconhecem os limites de suas habilidades técnicas e âmbitos de prática, optando por trabalhar com outros profissionais para melhor atender o cliente. Assim sendo, a abrangência prática da massagem terapêutica deve complementar, mas nunca infringir os limites da prática de outros profissionais.

Quanto maior for a capacitação de um terapeuta, maior será o seu âmbito de prática e aqueles com menos capacitação terão de trabalhar com a supervisão de outros profissionais ou restringir o seu campo de atuação. Sendo assim, podemos distinguir dois segmentos de atuação da massagem terapêutica:

Massagem de bem-estar: nesse tipo de atuação, o objetivo principal a ser alcançado é a qualidade de vida por meio da manutenção da saúde, do prazer e do relaxamento.

Massagem de tratamento de saúde: nesse âmbito de atuação, o terapeuta terá de aprofundar e se capacitar em níveis mais amplos do conhecimento a fim de promover a reabilitação e tratar de condições patológicas.

Por: Beatriz Lázia


Leia mais: http://www.cpt.com.br/noticias/o-que-e-massagem-terapeutica#ixzz2Pe6VNZqw

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails