quarta-feira, 24 de abril de 2013

POMPAGE E TENSÃO RESISTIDA



Dentre as várias técnicas da terapia manual, a Pompage é uma das mais simples de ser aplicada e traz benefícios aos pacientes quase de imediato. Foi desenvolvida por um osteopata Norte-Americano renomado Dr.Cathie e mais tarde remodelada pelo , francês Marcel Bienfait, que resgatou esse tipo de tratamento e o dividiu de maneira mais detalhada,levando-a para os Fisioterapeutas. Falar de Pompage significa, necessariamente, falar de ação no tecido conjuntivo. Possui efeito relaxante, melhora a circulação e quando aplicada em articulações, melhora a nutrição das cartilagens em sua volta. É recomendado em contraturas, estases líquidas, encurtamentos, retrações e para alívio de dores musculares e articulares. Sua aplicação consiste em três etapas distintas: tensionamento, manutenção e retorno, realizadas necessariamente nessa ordem.



O tensionamento é a tração feita no segmento corporal que só deve ir até a primeira resistência do tecido, já que a Pompage é caracterizada como uma técnica de movimentos suaves e gradativos. Logo após, como o nome já diz, a etapa de manutenção consiste em manter o segmento corporal do paciente na posição final da tensão exercida anteriormente. O tempo de manutenção varia de acordo com o objetivo desejado no tratamento. Por fim, na etapa de retorno, o segmento corporal deve ser trazido de volta à posição inicial, com extremo cuidado e lentidão para não provocar um reflexo contrátil muscular nem tirar o paciente do estado de relaxamento. Nos anos de 1980, os Licenciados em massoterapia da Grã-Bretanha, passaram a utilizar uma técnica similar oriunda da Osteopatia que consistia em tracionar, tencionar, provocar resistência e frouxidão. Estas quatro etapas de atuação no tecido conectivo gerou o nome de “Tensão resistida”. Ganhou este nome por que promovia uma tensão muito alta nos tecidos, devido à resistência criada pelo terapeuta.



A Pompage ou Tensão resistida podem ser consideradas como técnicas introdutórias de um tratamento mais completo, pois ela prepara a musculatura e o tecido conjuntivo para manobras futuras. Como também, é indicada para o fim da sessão, pois seu efeito relaxante é bem apreciado pelos pacientes. As técnicas de Tensão resistida são desenvolvidas por Terapeutas de massagem com formação em saúde, enquanto a Pompage faz parte do currículo normal da fisioterapia.



SBMM- SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA MANUAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails