domingo, 5 de maio de 2013

Massagem corporal terapêutica



Com o estresse do dia a dia temos que buscar subsídios para continuar a rotina do cotidiano. Que tal utilizar a massoterapia como ferramenta de escape?

A massagem corporal terapêutica é a manipulação sistemática dos tecidos e sua execução é feita pelas mãos do terapeuta que objetiva afetar o sistema nervoso, circular e respiratório. Além do relaxamento e do apoio emocional que oferece, ela é benéfica devido a sua influência sobre os diversos sistemas orgânicos.

 Temos como efeitos diretos da terapia o alongamento, o relaxamento dos músculos, a melhora do fluxo sanguíneo e linfa, movimentação peristáltica e, além disso, foram observadas mudanças em resposta ao toque da massagem na frequência cardíaca, pressão sanguínea arterial, temperatura cutânea periférica, frequência respiratória e estimulação do sistema imunológico. 

 No momento da massagem acontece uma hiperemia local e um aumento da temperatura cutânea. Isso ocorre devido à influência sobre os mastócitos (células do tecido conjuntivo) que, ao serem estimuladas, liberam maior quantidade de histamina que é responsável pela vasodilatação aumentando a sensação de calor e a oxigenação do local massageado. Tais efeitos duram até seis horas após o tratamento.

 Alguns dos efeitos massoterápicos em patologias:
Edema: Ajuda a drenar a linfa, empurrando mecanicamente o fluido dos vasos superficiais para os vasos profundos, diminuindo o edema e melhorando a dor com as manobras.
Fadiga muscular: Melhora a circulação dos músculos, removendo os acúmulos metabólicos e os suprindo com nutrientes e sangue oxigenado.
Contratura muscular: Reduz o tecido fibroso e alonga as fáscias de músculos e tendões reorganizando as fibras musculares (alongamento passivo).
Tensão pré-menstrual: Diminui a intensidade da tensão, irritabilidade, depressão e crises de choro. Melhora o retorno venoso e a remoção de toxinas e fluidos excessivos.
Patologias da coluna vertebral: Relaxa os músculos e nervos diminuindo a pressão intervertebral.
                
 Alguma dúvida dos benefícios diretos de uma boa massagem? Dê esse presente para você! 
Cuide-se, só você pode fazer isso por si mesmo!

Profissional de Educação Física e Massoterapeuta
Priscila de Oliveira Ornellas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails