terça-feira, 21 de maio de 2013

Massoterapia histórica da profissão




A massagem é utilizada no Brasil desde o inicio do século XVIII, e cresceu no inicio de 1930, na época o nome dado ao profissional era massagista e ficou com este nome desde a lei da massoterapia criada em 1942. A formação era apenas com pouco conhecimento de saúde e cientifico, as técnicas eram empíricas e com algumas inovações trazidas pelos médicos Fisiatras. Em 1943-1950 a massagem entra para área de conhecimento na saúde sendo utilizada para complementar grade de diversas profissões. Em 1960 surge a Lei federal da profissão promovendo um crescimento significativo, entretanto, o profissional possuía apenas 200 horas de curso quando devidamente estudado.

Em 1970 a Massagem fica a margem e inicia um crescimento de outras técnicas, dando inicio as praticas alternativas. Em 1980 a massagem evolui no mercado de trabalho, porém à margem da saúde e vista apenas como complementar, acontecem alguns embates com relação aos seus benefícios.

Apenas no final do século precisamente em 1990 que cresce a procura pela profissão e por novas técnicas ampliando a massagem para área de saúde. Técnicas como Shiatsu, Sei tai, DLM, Massagem Ayuirvédica, Tui-ná, que antes eram dadas como alternativas passam a ser observadas como abordagens significativas.Neste período alguns municípios promovem concursos para profissionais qualificados, mas seu conteúdo de formação ainda encontra-se abaixo da média em nível mundial,seguindo Europa e EUA.Entre os anos de 1997-2000, diversos profissionais advindos dos EUA, Europa,França e Argentina, implementam as técnicas de massoterapia no Brasil,criando um outro ambiente e formatação para profissão.Técnicas como FNP, Liberação miofascial, Alongamento terapêutico e manipulação vertebral são acrescentados e um novo horizonte é apresentado aos profissionais. No final da década e inicio dos anos 2000-2004, Rio de Janeiro e São Paulo promovem cursos de formação em habilitação técnica e a massagem passa a ser chamada de Massoterapia.

Após 2008 os qualificados não podem ser registrados ficando apenas profissionais técnicos no mercado ou antigos profissionais de direito adquirido. Atualmente a formação para uso da massoterapia é de 1.800 h chegando a 2.050 h. O tempo varia de 18 a 24 meses com 600 horas de estágio. O MEC estabelece algumas matérias para formação.
O massoterapeuta é reconhecido no Brasil como profissional de nível Técnico e de acordo com a CBO 3221- família de Terapia Complementar. – 2003-2010-Pode utilizar credencial junto ao nome na sigla MS (Massoterapeuta). Possui anel com símbolo da profissão. O dia do profissional de Massoterapia é comemorado no dia 25 de Maio.

Massoterapia Clínica “Um novo conceito em saúde”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails