quarta-feira, 15 de maio de 2013

O sacro - Localização e anatomia


Localização e anatomia
O sacro tem a forma de uma pirâmide quadrangular com a base voltada para cima e o ápice para baixo. Articula-se superiormente com a 5ª vértebra lombar e inferiormente com o cóccix. 

Versão oriental

1° Chakra Básico - Muladhara
Corpo Vital ou Físico
Vontade e Poder
Elemento Terra – Nota Musical DÓ – 4 Pétalas
Cor predominante: vermelha 

O primeiro chakra, que, diga-se de passagem, vitaliza os demais chakras, é também conhecido por Muladhara, que significa em sânscrito, o suporte da raiz, fica abaixo do osso sacro, entre os genitais e o ânus. Corresponde ao plexo sacro. 
Está envolvido com o processo físico de eliminação. 
É o responsável pela absorção da kundalini (energia telúrica) e pelo estímulo direto da energia no corpo e na circulação do sangue. 

É um chakra associado com a energia de sobrevivência e com o estabelecimento no plano físico. Para equilibrar este chakra o mantra que ressoa essa área de nossos corpos é LAM.

A massagem nessa região do sacro ajuda a dispersar a energia, como tensão sexual, aquece-la praticamente elimina cólica menstrual. ´E um dos pontos mais difíceis de passagem da kundalini. Na mtc corresponde ao ponto Hui Yin, ponto de encontro da energia yin. ´E onde começa a órbita microcósmica, que sobe pelo Hui yin até o pai hui. Está ligado também aos ossos, e aos pés e tornozelos. Pessoas com esse chacra desequilibrado tendem a ter problemas nessas regiões. Está ligado também ao passado. As raízes, e ao símbolo da mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails