sexta-feira, 14 de junho de 2013

ENTENDA O QUE É E O QUE FAZ A MASSOTERAPIA



1-Todas as técnicas voltadas para o trabalho manual em tecido mole e jogo articular são denominadas de Terapia por massagem, cujo profissional habilitado é reconhecido como Massoterapeuta. Em lei o nome original é massagista, por questões de confusão com trabalho com o corpo e sair da área médica, adotou-se o termo Masso - Terapeuta o que descreve melhor a arte e a profissão nos EUA e entrando o termo no Brasil no final dos anos de 1980.



2-A arte da massoterapia existe no Brasil desde o inicio do século passado, possui lei própria e diversas outras leis agregadas a profissão. Enquadra-se na CBO como família 3221-20, exige-se formação técnica para este profissional segundo o MEC. Possui concursos para diversas prefeituras e alguns Estados adotam concursos para este profissional.

3- Atualmente o massoterapeuta é o agente de saúde com formação Técnica com carga horária entre 1.800 e 2.050 horas, existe ciência e disciplinas especificas para formação deste profissional. Mesmo adotando nomenclaturas sinônimas como: Massoprevencionista, Massagista, Terapeuta corporal o profissional em terapia por massagem. É crescente no Brasil a massoterapia utilizando diversas técnicas que vem de encontro ao publico em geral. Atualmente a ABRAMC promove Pós-graduação para capacitar professores e profissionais de massoterapia na formação técnica.

4- A filosofia de trabalho do massoterapeuta não é de terapia holístico, alternativo nem segue os padrões da alopatia, ele é profissional essencialmente reconhecido como terapeuta naturopata na Grã Bretanha, EUA e Canadá. Agrega valores e treino diversificado desde sua reorganização como profissão nos anos de 1960/1980 na Europa e EUA. No Brasil a ABRAMC em parceria com diversos centros de ensino promovem a doutrina da massoterapia científica.

5- Entende-se que a Massoterapia auxilia e trabalha no sistema musculoesquelético com proposta para saúde e bem estar. Estas linhas de formação são oferecidas nos diversos cursos técnicos espalhados pelo Brasil. A pesar de existir diversas formas de aplicar a massagem utilizando métodos orientais, ocidentais e/ou científicos os efeitos e ações fisiológicas é que atestam sua validade como terapia e promovem a propagação da profissão.

6- A Massoterapia dispõe de técnicas de terapia manipulativa, orientação em saúde e recursos naturais para promover o bem estar e resgatar a homeostase geral. Diversas pesquisas científicas atestam a veracidade da massoterapia no campo da saúde. No Brasil as pesquisas estão florescendo desde 2001. Atualmente somos no Brasil cerca (estimativa) de 200 a 400 mil profissionais reconhecidos, porém poucos estão produzindo pesquisas na área.

7-As técnicas utilizadas pelo Massoterapeuta são: Orientação de postura, orientação ergonômica, orientação alimentar, Drenagem Linfática, Massagem Corporal e facial, Shiatsu, movimento passivo e ativo de articulações, alongamentos na prevenção de lesões, reflexologia, recursos naturais, conhecimento de avaliação, conhecimento de palpação, conhecimento de patologia, doutrina naturopata e introdução aos métodos manuais dentre outras. Lembrando que apesar de diversas profissões adotarem perfis de massoterapeutas ou terapeutas corporais, somente o profissional formado em terapia por massagem (massoterapeuta) consegue avaliar, tratar e orientar através de técnicas manuais para tecidos moles.

8 - O Brasil precisa e necessita da Massoterapia, pois já está comprovado que a mesma dispõe de técnicas para trabalhar com equipe multidisciplinar em área de Ortopedia, Fisioterapia, Desporto, Estética e Medicina do trabalho. Sendo um profissional preparado para ser implementado em programas de saúde disponibilizados no país, utilizando como agentes os seguintes recursos: trabalhar com terapia natural,orientação em saúde,trabalhar com técnicas manuais ,prevenção e cuidados com mecânica corporal,promoção de bem-estar, procedimentos de saúde e profilaxia.

9-Os massoterapeutas podem aperfeiçoar seu repertório nas seguintes áreas após formação técnica, sendo elas: Massagem Desportiva, Massagem para imagem corporal (estética), Massagem Terapêutica (terapia corporal), Massagem Ambulatorial, Massagem Oriental (shiatsuterapia) e Massoterapia Clínica®.

10- Campo de atuação. Para o profissional trabalhar é necessário que o indivíduo seja registrado no SES Secretaria de Estado e de Saúde em seu Estado e as escolas sejam devidamente registradas e com parecer de funcionamento do curso técnico onde o mesmo sofrerá fiscalizações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails