segunda-feira, 29 de julho de 2013

MASSAGEM MÉDICA – VOCÊ JÁ OUVIU FALAR?


O método massagem médica derivou do sistema Sueco devido à massoterapia não possuir nenhum médico em seu primórdio como ciência. Através do Jonnas mezger 1860 o termo massagem médica aparece diferenciando do modelo de Ling, que era conhecido por “massagem Sueca” ou sistema sueco ou ainda de sistema de Ling. 

Eram utilizadas as técnicas suecas com acréscimo de conhecimento dos efeitos observados pelos médicos e o acréscimo das técnicas de “Tapotament “que muito serviram para prevenção das vias aéreas naquele século. A massoterapia ganhou notoriedade nas escolas de medicina como “Técnicas” médica por isso o nome Massagista para especificar o médico que possuía o devido treino nesta área. O termo massagem médica fica nas mãos dos ortopedistas seguindo o histórico de Ambrósio Paré e depois passa para os fisiatras e traumatologistas que muito desenvolveram a massoterapia em todo o mundo. Na Alemanha, país que já possuía conhecimento de praticas neuropatas (vitalistas), a massagem desenvolveu com maior respeito, abrindo caminho para novos métodos entre os anos de 1840 -1940. 


As t4erapias não desenvolveram muito devido as guerras. Em 1917 o termo massagem médica acabou dando origem ao termo massagem reabilitadora para auxiliar os amputados e acidentados de guerra na Grã Bretanha no período entre guerras e a massoterapia é modificada na Europa para o termo reabilitação, dando origem a outra profissão. Vale lembrar que, apesar de alguns médicos estarem levando a massoterapia para área médica a escola de Perh Henrique Ling ainda era a mais respeitada e desenvolvida nos ginásios de esporte, por isso demorou seu reconhecimento. Os médicos não levaram a frente às técnicas da massoterapia e não reconheceram o sistema de massagem e ginastica médica de Ling, promovendo um grande vácuo no desenvolvimento da Terapia por massagem atrasando todo o crescimento da profissão. Nos dias atuais o modelo de massagem médica e reabilitadora estão extintos, ficando suas técnicas dentro do sistema de massagem ambulatorial.




ABRAMC- Um novo conceito em saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails