sábado, 20 de julho de 2013

Massagem Sueca



A Massagem Sueca é uma massagem muito comum em todo o Ocidente. Ela foi desenvolvida no anos 1800 por Henrik Ling, considerado o pai da educação física moderna, e incorpora uma variedade de técnicas de massagem específicas para tratar dores musculares, tensão, stress e má circulação. A maioria das massagens ocidentais tem suas origens na massagem sueca, e a maioria dos massoterapeutas do ocidente são treinados na massagem sueca antes de aprenderem qualquer outra técnicas de massagem. A massagem sueca também é conhecida como massagem clássica.

Ling inicialmente chamou suas técnicas de massagens de “ginastica-médica”, cuja intensão era complementar os tratamentos médicos tradicionais. Outro médico, Johann Mezger, deu nomes franceses as técnicas usadas na massagem e a popularizou. Hoje, ela é oferecida em spas e clínicas de massagem por todo o mundo, e muitas outras técnicas de massagem tem sua base na massagem sueca.

A Massagem Sueca usa 5 movimentos básicos para melhorar a circulação e remover toxinas dos músculos Sempre trabalhando em direção ao coração, o massoterapeuta incorpora essas técnicas em uma sessão de massagem fluída que deixa o paciente relaxado físico e emocionalmente. O movimento mais conhecido da massagem sueca é o Effeurage, que são pressões longas e deslisantes que podem ser firmes ou suaves, dependendo do objetivo desejado. Muitos massoterapeutas começam uma sessão com a Effleurage para se familiarizarem-se com o paciente, para então iniciarem os movimentos mais fortes e um trabalho mais profundo.

A Massagem Sueca também incluí o Petrissage, ou amassamento. O Petrissage foi desenvolvido para eliminar as toxinas entre os músculos, levantando-os, separando-os, e rolando sobre eles. Pressões gentis são utilizadas para comprimir e relaxar a musculatura, melhorarando a circulação. Outra técnica, o Tapotement, trata de “estapear” os músculos com movimentos percussivos. O lado das mãos, os dedos, ou as palmas podem ser utilizadas para aliviar a tensão e dores. Muitos massoterapeutas também incorporam a movimento de Vibração, uma técnica que foi adicionada a massagem sueca posteriormente. O massoterapeuta centraliza sua mão na parte de trás do membro a ser trabalhado e então o chacoalha vividamente para eliminar a tensão, ajudando a circulação e contraindo a musculatura.

O trabalho mais profundo feito na Massagem Sueca é a Fricção, onde o massoterapeuta trabalha profundamente nos músculos com os dedos, cotovelo, ou com a base da palma da mão. Fazendo movimentos circulares, o massoterapeuta entra fundo na musculatura, especialmente em áreas ósseas, para soltar músculos presos que podem limitar os movimentos. A Fricção aumenta a flexibilidade do paciente, e também libera tensões mais profundas na musculatura.

Pessoas interessadas na Massagem Sueca deve procurar um profissional que tenha alguma indicação. As vezes é necessário visitar vários massoterapeutas para encontrar um que se adeque melhor a você. Do mesmo modo que outros tipos de massagem, a Massagem Sueca é mais efetiva se recebida pelo menos uma vez por mês, porém uma a cada 2 semanas é mais indicada para conseguir melhores efeitos terapêuticos. Lembre-se sempre de conversar abertamente com o seu massoterapeuta para obter resultados mais produtivos de suas sessões de massagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails