quinta-feira, 4 de julho de 2013

Massoterapia: o que é e o que ela trata?


Massagem terapêutica não é apenas um mimo de SPAs e centros de estética. Além de serem oferecidos nestes lugares, massagens já estão amplamente disponíveis em hospitais, consultórios, clínicas de quiropraxia, centros comerciais, aeroportos e ambientes de escritórios corporativos. Porque o interesse em massagem terapêutica tem se expandido, mais pesquisa foi feita para confirmar que a massoterapia pode oferecer vários benefícios médicos.
O que é a massoterapia?
De forma bem simples, a massoterapia é o tratamento de sua saúde através de diferentes técnicas de massagem. O profissional estuda tais técnicas para sua correta aplicação e assim, tratar de alguns problemas de saúde efetivamente. Dos que foram comprovados cientificamente, citamos os seguintes:
Redução da dor
Massagem terapêutica pode ser mais eficaz do que a acupuntura e quiropraxia na redução da dor nas costas. A massagem também pode reduzir a dor associada com enxaquecas, parto, câncer e fibromialgia. Uma das principais razões pode ser porque a massagem tem sido mostrado para reduzir o hormônio do estresse cortisol e aumentar os hormônios de alívio da dor dopamina e serotonina. Esta mudança hormonal leva a um batimento mais lento do coração, diminuição da pressão arterial e bloqueio dos receptores de dor.
Imunidade melhorada
Cortisol pode diminuir as defesas do organismo. Uma vez que a massagem pode diminuir o cortisol, ela reforça as células do sistema imunológico e ajuda a combater doenças. Como resultado, uma pessoa cujo sistema imune está comprometido, tal como um paciente com câncer submetido a quimioterapia, pode receber o impulso que ele precisa através de massagens semanais. No entanto, um paciente com um sistema imunológico comprometido deve primeiro buscar a aprovação de seu médico antes de buscar o tratamento adicional com um massoterapeuta.
Redução do stress
Uma vez que a massagem pode reduzir o hormônio do estresse cortisol e aumentar a sensação de bem estar com hormônios como a serotonina, também oferece alívio do estresse. A massagem terapêutica é amplamente reconhecida como forma de reduzir a ansiedade em mulheres com anorexia, as crianças com depressão e a ajudar as pessoas que querem parar de fumar. Além disso, descobriu-se que a massagem terapêutica teve efeitos imediatos e positivos em pacientes psiquiátricos internados agudamente com o estresse ansiedade.
Melhoria do sono
Ondas cerebrais mudam durante diferentes estágios do sono. A massagem terapêutica pode aumentar as ondas delta, ou as ondas que estão ligadas com a parte profunda do sono. Isso permite a muitos clientes para adormecerem na mesa de massagem, podendo ajudá-los a dormir melhor à noite e efetivamente tratando alguns distúrbios do sono.
Ganho de peso em recém-nascidos prematuros
Massagem terapêutica pode ser uma maneira custo-efetiva para ajudar bebês prematuros a ganhar peso. Prematuros que receberam breves períodos de massagem terapêutica por cinco dias ganharam 53 por cento maior peso por dia do que o grupo controle. Este estudo reforçou o resultado de estudos anteriores que mostraram resultados semelhantes após 10 dias de massagem terapêutica.
Ajuda na cura de lesões
É comprovado que a massagem pode ajudar a estimular a circulação de sangue em áreas lesionadas e assim, estimular uma cura mais rápida. Também pode ajudar na estimulação da cicatrização, ajudando atletas e mesmo trabalhadores a voltarem à ativa mais rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails