sábado, 27 de julho de 2013

PESQUISA CIENTÍFICA SOBRE MASSAGEM SUECA E TERAPEUTICA




Massagem terapêutica é uma indústria de bilhões de dólares nos Estados Unidos, com 8,7% dos adultos que receberam pelo menos uma massagem no último ano, ainda assim, pouco se sabe sobre os efeitos fisiológicos de uma única sessão de massagem em indivíduos saudáveis. O objetivo deste estudo foi determinar os efeitos de uma única sessão de massagem sueca em função neuroendócrina e imune. Se a hipótese de que a terapia de Massagem Sueca aumentaria ocitocina (OT) níveis, o que levaria a uma diminuição do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal atividade (HPA) e função imunológica melhorada.

O desenho do estudo foi uma comparação por cabeça entre pessoas dentre uma sessão única comparação de Terapia Massagem Sueca com uma condição leve toque de controle. Medições em série foram realizadas para determinar OT, arginina-vasopressina (AVP), a hormona corticotropina adrenal (ACTH), cortisol (CORT), circulando marcadores fenotípicos de linfócitos, e mitogénio, estimulou a produção de citoquinas.

Esta pesquisa foi realizada em uma unidade de investigação ambulatorial em um centro médico acadêmico. adultos medicamente e psiquiatricamente saudável, 18-45 anos, participaram deste estudo.

Intervenção: A intervenção testados foi de 45 minutos de Massagem Terapêutica sueca contra uma condição de luz toque de controle, através de protocolos altamente específicos e idênticos.


As medidas de desfecho: A diferença média padronizada foi calculada entre Terapia Massagem Sueca contra toque leve no pré-pós-intervenção para a mudança nos níveis de OT, AVP, ACTH, CORT, marcadores de linfócitos, e os níveis de citocinas.

Resultados: Em comparação com leve toque, Massagem Terapêutica sueca causou uma diminuição de tamanho grande efeito na AVP, e uma diminuição de tamanho pequeno efeito em CORT, mas esses resultados não foram mediados por OT. Massagem aumentou o número de linfócitos, CD 25 + linfócitos, CD 56 + linfócitos, os linfócitos CD4 + e CD8 + (tamanhos do efeito 0,14-0,43). Níveis mitógeno estimulados de interleucina (IL)-1ß, IL-2, IL-4, IL-5, IL-6, IL-10, IL-13 e IFN-γ diminuiu para indivíduos que recebem a terapia da massagem sueca contra toque leve (tamanhos de efeito de -0,22 para -0,63). Terapia da massagem sueca diminuição de IL-4, IL-5, IL-10, IL-13 e os níveis relativos de medidas da linha de base.

Conclusões: Os dados preliminares sugerem que uma única sessão de Massagem Terapêutica sueca produz efeitos biológicos mensuráveis. Se replicado, essas descobertas podem ter implicações para o gerenciamento de doenças inflamatórias e auto-imunes.


Mark Hyman Rapaport, Pamela Schettler, e Catherine Bresee.
Fonte.
O Jornal de Medicina Alternativa e Complementar. Outubro de 2010, 16 (10): 1079-1088: 10.1089/acm.2009.0634.
-ABRAMC- 2011
MassageTherapy Foundation - 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails