terça-feira, 13 de agosto de 2013

MASSAGEM BIOENERGÉTICA




A origem da massagem bioenergética é sem dúvida na Índia, pois em 1880 se observava os hindus aplicando toques suaves e empregando uma espécie de “energia” pelas mãos. Fato narrado pelos Ingleses na região de Bengala e partes do Paquistão. Após as pesquisas da osteopatia em 1920, diversos profissionais desta medicina optaram em estudar os circuitos de energia humana segundo a visão eletromagnética. 

Após anos de estudo observando como a energia poderia ser utilizada nas células e ao mesmo tempo transferidas, diversos terapeutas se arriscaram criando métodos e pseudo terapias,que foram censurados com força pelos médicos e outros terapeutas. Entre 1920-1930 é desenvolvida “A Análise Bioenergética” a partir do trabalho de Wilhelm Reich, que era psicanalista, aluno de Freud, que depois desenvolveu os princípios da terapia corporal, desde a década de 1930. Ele começou a trabalhar diretamente com o corpo, com uma técnica que visava especificamente aprofundar e liberar a respiração, a fim de melhorar e intensificar a experiência emocional. Mais tarde, Alexander Lowen e John Pierrakos, alunos de Reich, ampliaram esse método transformando-o no que se conhece hoje como Análise Bioenergética. Juntos começaram a explorar possibilidades diferentes de trabalhos envolvendo o corpo no processo terapêutico. 

Buscando liberar as tensões, criaram as posturas em pé para promover vibrações, e desta descoberta nasceu o conceito de grounding. A ideia era liberar a respiração e a emoção. Outro inovador foi o Osteopata Sutherland que mensurou pela primeira vez uma manobra bioenergética que ficou atrelada a osteopatia cranial durante quase 50 anos. Tendo descoberta a manobra em 1910, foi reconhecida em 1935. Dedica-se toda honra a Sutherland por ter criado o conceito de bioenergia, ou seja, transferir energia ou modificar energia em tecidos vivos. A bioenergia é ligação de tecido via tecido, pois foi o único que experimentou e testou uma manobra que depois de anos seria aplicada em terapias bioenergéticas. Outro osteopata que vislumbrou o conceito bio + energia foi o Dr Stone, que partiu para conhecer os princípios Ayurveda e somar com suas técnicas osteopaticas. A Terapia da Polaridade foi desenvolvida por Rodolf Stone no final da década de 50, na Índia, após décadas de pesquisas.

Os Japoneses e Chineses praticamente só foram agregar suas técnicas no método bioenergético com os sistemas sutis de envio de energia como Ki gan e Chi kun entre os anos de 1950 e 1960.

Atualmente os métodos de massagem cientifica utilizam a massagem bioenergética para promover mudanças fisiológicas e psicoemocional positivas no indivíduo. Muito estudada nos EUA e Canadá tem algumas escolas e instituições técnicas que no Brasil oferecem cursos de work shop e seminários deste método para agregar conhecimento, mas ainda é novidade,pois confundem-se terapia bioenergética, analise bioenergética com massagem bioenergética.




ABRAMC- UM NOVOCONCEITO EM SAÚDE
SBMM – Sociedade Brasileira de Medicina Manual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails