quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O SISTEMA DE LINHAS ENERGÉTICAS TAILANDESAS




O yoga e a ayurveda, medicina indiana, definem que a distribuição de energia pelo corpo é realizada por 72 mil canais, teoria também adotada pela tradicional medicina tailandesa. No entanto, 10 canais recebem maior importância na massagem tailandesa e nas terapias advindas do Sião. Por estes canais flui a energia que nutre o organismo de vitalidade e previne o surgimento de doenças. Estes canais recebem o nome de Linhas Sen e a energia que flui internamente a eles é denominada Lom. Durante uma aplicação de thai yoga massagem, os canais são estimulados automaticamente a cada manipulação e a energia Lom, que é traduzida como vento, flui internamente.

De acordo com a filosofia thai, tudo o que existe no mundo é composto por quatro elementos: Terra, Água, Vento e Fogo. Nos estados saudáveis e de harmonia, estes elementos encontram-se em equilíbrio. Quando os elementos estão desequilibrados, eles geram doença. A filosofia thai também adota a teoria indiana dos doshas que se relaciona com os quatro elementos na sua formação. Os doshas são três: Vatta, Pitta e Kapha. Vatta é o vento. Pitta, fogo e Kapha a união de água com a terra.

dosha vatta é o que mais influência a thai yoga massagem. As pressões lentas, rítmicas e compressões profundas visam influenciar o vento circulante pelo corpo.
O vento é essencial para o movimento e existência da qualidade dos demais doshas. Quando o vento está funcionando normalmente, todas as atividades do corpo estão em harmonia. O vento conduz a energia interna, alimentando o corpo de “energia vital”.

A medicina thai foi herdada da Índia e recebeu durante sua evolução influências da medicina da China. Os alongamentos do yoga indiano mesclaram-se aos pontos de acupressão da medicina chinesa. Como uma das características principais da massagem, ela é recebida com roupas, dispensando o uso de óleos ou cremes. O terapeuta utiliza mãos, polegares e pés para pressionar, comprimir, pisar e alongar seus pacientes.

por Diego Carlos Marquete

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails