quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Está stressado? Faça uma massagem pois diminui o cortisol e aumenta a serotonina!


Muitos são os que não dispensam uma boa massagem de relaxamento para sentir alívio do stress do dia-a-dia e para diminuir a tensão do corpo. Mas sabia que o seu corpo responde fisiologicamente às massagens?

Um estudo de revisão publicado no The International Journal of Neurosciences avaliou diversas investigações em que se verificou o efeito de massagens em situações de stress muito variadas (gravidez, doenças auto-imunes, dor crónica, doenças do comportamento alimentar, abusos físicos, stress no emprego).

Verificou-se que existe evidência que mostra que em resposta a massagens há diminuição do cortisol (hormonio do stress) e aumento da serotonina e dopamina (hormonios ligadas com felicidade, bem-estar e sensação de recompensa).
Nos estudos em que o cortisol foi medido foi verificada uma diminuição em média de 31% dos seus níveis e nos estudos que mediram a serotonina e dopamina verificaram-se aumentos de 28 e 31% respetivamente.

Quer em situações médicas que induzem stress, quer em experiências stressantes, a massagem terapêutica tem um efeito fisiológico no sentido de diminuição do stress e aumento do bem-estar! Por isso, sempre que puder ou quando estiver a passar por períodos de maior stress, faça uma boa massagem terapêutica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails