sábado, 2 de novembro de 2013

Massagem terapêutica


Massagem terapêutica é uma das mais antigas e deixa mais eficaz que provoca efeitos diferentes:
  •      melhora a circulação sanguínea e linfática;
  •      alivia espasmos musculares;
  •      desvenda as aderências entre os músculos superficiais e os profundos.
Existem diferentes tipos de massagem: tecidos profundos, transversal conjuntivo, esportes, anti-celulite, drenagem linfatica etc.
O tipo mais comum de massagem terapêutica em fisioterapia é que o “clássico” ou “sueco”, que tem um efeito relaxante.
Existem espreguiçadeiras e cadeiras construídas para colocar o paciente em uma posição confortável e ergonômica.
Você pode tratar o corpo inteiro ou apenas a determinadas áreas, geralmente você faz no pescoço, costas e coxa (quadríceps).
As mãos do fisioterapeuta deve mover-se na direcção das fibras dos músculos superficiais, no sentido da circulação venosa, ou seja, para o átrio direito do coração.
Na minha experiência, massagem terapêutica, que proporciona os melhores resultados e intensas e profundas, mas não aplicar muita força, pois pode prejudicar o paciente.
Esta terapia proporciona excelentes resultados no tratamento da dor no pescoço e nas costas, reduz os sintomas da inflamação, também reduz a rigidez e a dor devido a tensões excessivas ou tensão emocional.
Geralmente, massagem terapêutica alivia sintomas da cervical muscular dor de cabeça do tipo tensional derivado de tensão no pescoço.
É utilizado para o tratamento de cicatrizes pós-cirúrgicas, porque ajuda a dissolver o tecido tornando-o mais aderênte e macio o movimento .
Para a implementação da massagem com óleos essenciais ou cremes de aquecimento, para que você possa transmitir mais calor ao corpo, melhorando a circulação sanguínea (hipertermia).
Além dos benefícios para o corpo, a massagem tem um efeito relaxante, especialmente para as pessoas preocupadas e ansiosas o humor melhorar,e sev livram das preocupações e do  estresse.
O fisioterapeuta deve assumir uma postura confortável  é importante para realizar este tratamento com delicadesa para transmitir tranquilidade ao paciente.
Os efeitos diretos são:
  • melhora a circulação, acelerando a abastecimento de oxigênio, nutrientes e remoção de resíduos metabólicos;
  • tem ação relaxante sobre os músculos, alivia a dor muscular, dor nas costas e resolve a dor de garganta;
  • auxiliares de o sistema imunitário, uma vez que estimula a circulação linfática, o que elimina os vírus, as bactérias, os resíduos, toxinas, etc.;
  • ajuda a dissolver as aderências de tecido superficial e profunda;
  • ao nível dos nervos, aumenta o limiar de dor e acelera a condução do nervo;
  • desenvolvimento de calor na área tratada, a terapia de massagens tem o efeito de termoterapia typ (vasodilatação, a hipertermia, a aceleração das reacções bioquímicas celulares e distensibilidade aumentada das fibras de colagénio de tendões).
-
Tocá-lo: você deslizar a palma de sua mão sobre o paciente,  do início atè o   fim do tratamento com um toque de luz que induz a um agradável relaxamento.
Se tiver iniciado o tratamento com uma acerelaçao de profundidade, o paciente irá endurecer, em contraste com o efeito da massagem.
Os aumentos da velocidade e da pressão, de uma forma progressiva, vice-versa, no final dessa massagen o terapeuta entrar em sintonia com o pacientel e lhe propocionando um agradavèl relaxamento.
O terapeuta mantém o contacto com o paciente, por meio da palma  da mão.
O objetivo dessa massagem é estabelecer um contato de forma gradual e de empatia com o paciente. O ritmo deve ser lento e a intensidade deve proporcionar uma sensação de relaxamento.
Amassar é uma manobra que é realizado colocando as palmas das mãos, por seu lado lateral sobre o corpo do paciente. Os dedos deve ser espalhada sobre a pele do paciente, a técnica consiste em realizar o índice para o polegar de uma mão. A pressão é suficiente para levantar a prega da pele.
Para uma melhor sensação da parte do paciente, é preferível utilizar a eminência de uma mão com o polegar e o indicador, até que dessa maneira, distribui a pressão sobre uma grande superfície.
Ao nível do gargalo, devido ao pequeno tamanho dos músculos, a massa é feita apenas com a ponta dos dedos.
A acerelaçao é feita com a ponta dos dedos ou com toda a palma da mão .A Pressão é intensa na área de tratamento, movendo a mão em uma circular ou transversal.
Esta massagem  tem um efeito de hiperemia, remoção de aderências e tecido cicatricial, também faz com que seja mais elástico dos músculos tratados.
Comparado com o toque é mais enérgico e penetra mais profundamente. É particularmente adequado para tratar a coluna, uma vez que é composto por três camadas sobrepostas de músculos.
Os doentes que tenham sofrido uma lesão muscular, após a fase de cura,com  a massagem profunda transversa se  usa um tipo de acerelçao que se destina a eliminar as aderências, restaurar a elasticidade para os músculos e reduzir a inflamação (flogose).
A vibração é feito pressionando sobre o corpo, com toda a  palma da mão , ao executar pequenos movimentos laterais muito rapidamente, como se a mão vibrase . Também pode ser feito com os dedos dobrados, apoiando apenas as pontas dos dedos, para aver um movimento mais profundo e mais intenso.
Ele tem um efeito relaxante e sedativo sobre o corpo, por isso é uma das primeiras operações a serem executadas depois de uma esfoliaçao.
O Pince-Roule:efeita com as duas mãos, você tem duas opções: você pode fazer em caudal-cranial para as costas, pescoço, abdômen, enquanto o quadríceps e tríceps sera executado com  um sinal de uma cruz. Consiste em levantar uma dobra de pele entre as almofadas dos polegares e índice / meio, como um beliscão.
Com o polegar é pressionado apenas sobre o corpo do paciente, enquanto que com os outros dedos se andar ao longo da pele do paciente.
É uma manobra que serve para remover as adesões dos tecidos, mesmo nas primeiras vezes pode ser irritante para alguns pacientes.
Para fazer uma massagem terapêutica, é necessário um exame preliminar médico para detectar a presença de quaisquer contra-indicações.
Contra-indicações são de dois tipos: geral ou local, ou seja, apenas na área tratada.
Geral:
  • Febre.
  • A pressão arterial elevada, você pode fazer uma massagem muito leve.
  • Doenças infecciosas.
Local (cobrindo apenas a área a ser tratada):
  •  Inflamação, a massagem pode agravar esta condição.
  • Ossos quebrados: você pode praticar apenas uma massagem leve evitando a área afetada.
  • Problemas de pele: tipo erupção cutânea, queimaduras, feridas, hematomas e bolhas.
  • Câncer, porque a massagem pode acelerar a propagação através do sistema linfático, devido ao aumento da velocidade do fluxo sanguíneo.
  • Doença venosa em risco de desprendimento de êmbolos (tromboflebite, trombose venosa).
Dr. Massimo Defilippo Fisioterapista
- See more at: http://www.fisioterapiaparatodos.com/p/terapia/massoterapia/#sthash.FfGJO1ww.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails