quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Uma Simples Massagem Pode Prevenir Doenças


Massagens são ótimas para liberar o estresse e a tensão e promover o relaxamento. Mas um novo estudo, publicado no Journal of Alternative and Complementary Medicine, revelou pela primeira vez que as massagens também fornecem um benefício mensurável e terapêutico para o sistema imunológico.

O Dr. Mark Rapaport e sua equipe de pesquisadores do Cedars-Sinai Medical Center em Los Angeles, na Califórnia, avaliou 53 pessoas, 29 das quais receberam massagens suecas de 45 minutos, uma das formas mais comuns de massagem usadas nos EUA, e 24 que receberam massagens mais suaves, de toque leve. Os pesquisadores retiraram amostras de sangue em intervalos, antes e após as massagens, e descobriram que aqueles que receberam até mesmo uma simples massagem sueca obtiveram alterações significativas e positivas na composição do sangue.

“Esta pesquisa indica que a massagem não só faz você se sentir bem, mas também pode ser boa para você,” explicou o Dr. Rapaport em um comunicado à imprensa. “As pessoas muitas vezes procuram a massagem como parte de um estilo de vida saudável, mas não havia muitas provas fisiológicas do aumento da imunidade do corpo, após a massagem, até agora.”

Além de obter um aumento significativo de linfócitos, as células brancas no organismo que ajudam a combater e prevenir doenças, o grupo que recebeu a massagem sueca atingiu níveis de cortisol mais baixos, também. Cortisol é o hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse.
O grupo da massagem sueca também obteve uma diminuição da vasopressina arginina, um hormônio relacionado com comportamento agressivo.
Massagens do estilo europeu são muitas vezes usadas para tratar a dor nas costas, distúrbios do sono e outros distúrbios relacionados ao estresse.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails