quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Massagem Dos Marmas - Massagem dos Pontos Vitais



Um ponto marma é um local de encontro anatômico de músculos, veias, artérias, tendões, ossos e articulações. Se houver algum tipo de trauma em algum desses marmas, surgirão bloqueios de energia e o organismo físico poderá sofrer com dores ou outros tipos de desequilíbrios.

Ao todo, o corpo tem 107 marmas, divididos da seguinte forma:

11 marmas referentes aos músculos
41 marmas veias e arteiras
8 marmas referentes aos ossos
27 marmas referentes aos tendões
20 marmas nas áreas vulneráveis.

Massagem dos Pontos Vitais

Um trauma, como uma batida ou um corte, em uma àrea do corpo em que exista um marma, pode causar dores nos músculos ou uma anemia, por exemplo. De acordo com a Ciência do Ayurveda, a força da vida ou energia vital depende do bom funcionamento dos pontos marmas.

Para harmonizar estes pontos adequadamente, o Ayurveda indica massagens com pressões proporcionais para que os marmas voltem a funcionar normalmente. Os movimentos em cada ponto, definido através de um diagnóstico Ayurveda, serão realizados com perícia por um terapeuta especialista no Ayurveda. Quando tratados incorretamente, os marmas podem proporcionar mal estar ou até mesmo causar um total desequilíbrio no corpo físico.

Os especialistas em Ayurveda da Índia antiga utilizavam os pontos marmas para promover anestesia local e conseguir realizar uma cirurgia. Desta forma, fica claro que estes pontos tem um grande poder sobre a consciência.

Através da manipulação destes pontos, é possível ativar e desativar memórias dolorosas que, escondidas na mente inconsciente, geram traumas e desarmonias emocionais, como a síndrome do pânico, fobias, ansiedade, depressão, melancolia e baixa autoestima, além do estresse em modo geral.

Dores musculares e articulares, costumam estar ligadas ao bloqueio de algum marma, que em épocas remotas ou recentes, foi atingido e uma estagnação de energia ficou armazenada ali, impedindo que a mesma flua, nutrindo os tecidos tão requisitados pelos vários movimentos diários que o corpo necessita.

A obesidade, que seria causada por um acúmulo do dosha kapha, está geralmente ligada à má digestão e à acumulação de material não digerido, e pode ser tratada através da manipulação de pontos marmas. Esse tratamento irá proporcionar o reequilíbrio da digestão e eliminar a acumulação do lixo orgânico.

A fadiga é uma redução da força da vida, um desequilíbrio do dosha vata, que está relacionada ao chacra básico, pontos marmas localizados nos membros inferiores e na região abdominal, que, quando manipulados, ajudam a reequilibrar a energia vital, aumentando a força vital e tratando a fadiga crônica.

A constipação intestinal, um desequilíbrio muito comum atualmente, é causada por hábitos alimentares errados e bloqueio dos srotas (sistema de canais do corpo), além de desarmonias emocionais. Ela pode ser combatida com a manipulação dos marmas.

Fonte: Ibrata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails