terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Massoterapia: benefícios para todo o corpo



Você já ouviu falar em shantala, reflexologia, shiatsu terapia e massagem ayurvédica? Todas são técnicas de massoterapia, um ramo de reabilitação que trata, através de massagens, desde estresse e dores musculares a traumas físicos, facilitando também a aquisição da sensação de bem estar do paciente e colaborando com sua qualidade de vida.
De acordo com o dermato-funcional e terapeuta psicossomático Janilson Teixeira, o perfil de quem procura a massoterapia é aquele que muitas vezes já tentou outras técnicas e não obteve retorno, ou quem quer atrelar outras atividades a esse ramo da reabilitação.
“Nós temos o perfil do estressado, do patológico, ou seja, aquele que apresenta enfermidades diagnosticadas por médicos, de quem tem problemas psicoemocionais e de várias outras situações. E o grande benefício da massagem é saber que conseguimos desenvolver no outro a liberação de substâncias endorfínicas e antiestresse, que levam o corpo a fazer sua própria reabilitação”, explica o profissional.
O terapeuta psicossomático explica que para cada problema, existe uma região do corpo específica a ser tratada. E para que o profissional da massoterapia possa determinar a técnica correta e o número de sessões adequados, é necessário ter uma longa conversa com o paciente.Os benefícios da massoterapia, segundo Janilson, são tão vastos que abrangem diferentes faixas etárias. Para as crianças, o mais indicado é a técnica shantala, que auxilia na tranquilização do bebê através do alivio de cólicas e do equilíbrio do choro. Para os adolescentes, a massagem funciona como uma terapia corporal que potencializa e equilibra as emoções e reações. Nas gestantes, através da drenagem linfática, a massoterapia ajuda na diminuição de líquidos retidos e dos inchaços. Para os homens, principalmente os que vivem sobre tensão, a massagem serve como um relaxante. Por fim, para os idosos, a modalidade ajuda na aquisição da sensação de bem estar.
“O indicado é procurar um profissional habilitado. Ele vai fazer algumas avaliações, procedimentos operacionais padrões, e, com base nas queixas principais do paciente, seu histórico de vida e sua situação, o profissional vai indicar os melhores recursos e técnicas a serem utilizados”, aconselha Janilton.
Em busca de melhoria das questões estéticas, o público feminino é o que mais investe na massoterapia. De acordo com o profissional dermato-funcional, as mulheres procuram a modalidade por questões estéticas e preferem as massagens modeladoras, as drenagens linfáticas e todos os recursos estéticos que ajudam a potencializar o corpo.
Procura
Porém, Janilton conta que é notável o aumento do número de homens que buscam a massoterapia. A motivação seria o estresse. “Aqui em Aracaju temos o perfil de executivos e bancários que trabalham excessivamente e que já priorizam, entre o horário de sua academia, pelo menos uma sessão de massoterapia”, ressalta.
Formação
Para quem tem interesse em investir no aprendizado das técnicas de massoterapia, em Aracaju existe um curso especializado. Segundo Janilton Teixeira, a profissão, além de rentável, pode ser solicitada em diferentes estabelecimentos, a exemplo de hoteizinhos, berçários, academias de ginástica, salões de beleza, clínicas de estética, spas e resorts. O profissional massoterapeuta pode ainda atuar em parceria com empresas, fechando pacotes de atendimento.
O curso técnico tem duração de dois anos, e tem formação em diferentes técnicas da massoterapia, a exemplo da shantala, reflexologia, shiatsu terapia e a massagem ayurvédica, direcionada para o tratamento de questões emocionais e psicológicas.
Por Monique Garcez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails