domingo, 9 de março de 2014

A massagem no idoso



A massagem no idoso ajuda a manter a qualidade de vida aliviando os problemas físicos e emocionais mais comuns da terceira idade. Artrite, reumatismo, fadiga muscular, dores na coluna, problemas digestivos e intestinais, cansaço, cãibras, ansiedade e depressão podem ser minimizados com a massagem.
Nesta fase da vida, a pele do idoso geralmente é seca e suscetível a machucados, mas o creme utilizado na massagem pode prevenir esse ressecamento e diminuir as lesões.
Tipo de massagem para idosos
Não há uma massagem especifica para idosos. O que muda é a forma de fazer as manobras. É preciso atenção redobrada, pois o idoso é mais sensível e a massagem não pode ser realizada com pressão para evitar hematomas.
Estas manobras aplicadas são gratificantes para o massagista e para quem as recebe, tornando um momento não só de saúde física, mas emocional afastando a depressão e os pensamentos que levam à melancolia, fazendo com que o idoso sinta que não está perdendo nada e sim ganhando com o passar dos anos.
Além dos benefícios físicos e mentais, a massagem no idoso ajuda a aumentar a autoestima, pois tem o poder de resgatar o bem estar, devolvendo o prazer e a vontade de viver. Um momento só dele no qual ele não está cuidando de alguém, mas sim sendo cuidado, não em um consultório médico ou um laboratório, não está doente, está buscando apenas uma vida saudável.
Nossos idosos já viveram muito tempo e tem tanto a nos ensinar que merecem chegar a essa fase da vida com mais carinho e atenção, tendo alguém que o escute, pois os idosos têm uma necessidade muito grande de falar e poucas pessoas dispostas a ouvir.
Dica: a dança  também pode ajudar os idosos a afastar a depressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails