sábado, 29 de março de 2014

AROMA & MASSAGEM – Lavanda, alfazema

Resultados-da-Pesquisa-de-imagens-do-Google-para-http-www_orientimport_fi-content-images-category-3_jpg_1278014501228

Muitas pessoas acreditam que  a lavanda e a alfazema são flores distintas e até discursam sobre  suas diferenças e potencialidades. 

Na verdade a Lavandula Lamiaceae, por causa dos romanos e árabes acabou sendo conhecida popularmente por lavanda ou alfazema. 

A palavra lavanda provem do latim e significa “lavare”, “lavar”, pois era muito utilizada em banhos na Roma antiga. 

Alfazema é uma palavra que vem do árabe (al-khuzama), e utilizada pelos portugueses para denominar esta flor.  Como temos tanto a influência portuguesa como do restante da Europa, pronto, alfazema, lavanda, foram adotadas, mas saibam, são sinônimas.

Como a intenção deste post é falar um pouco das propriedades da lavanda, unindo a aromaterapia com a massagem, não falarei de todas as propriedades desta rica flor. Mas tenho certeza que apenas um pouco já basta para entender porque é tão utilizada. 

A alfazema possui propriedades anti-sépticas, antiespasmódicas, analgésicas, cicatrizantes, antiasmáticas, anticonvulsivas, sudoríferas e que ajudam na redução dos gases intestinais.

O óleo essencial da lavanda pode ser utilizado para acalmar, combater o estresse e às tensões nervosas, além de ser um excelente aliado no tratamento da insônia. Após uma massagem confere a sensação de energia revitalizada, combatendo os estados psicológicos de inquietação, ansiedade e depressão, além de, perturbação do sono, má circulação e hipotensão arterial e exaustão física.  Alivia dores de cabeça, musculares e hematomas. 

Pessoas que tem irritação gástrica , flatulência, colites nervosas, dispepsia nervosa, acreditem na lavanda.  Para a pele, combate alergia à picadas de insetos. É eficaz contra queimaduras de sol ou por combustão, aliviando a dor, cicatrizando e regenerando a pele. No tratamento pós cirúrgico evita a ocorrência de queloides.  Fornece alívio imediato nas cólicas menstruais e estomacais.

Como eu afirmei, não importa se  você a conhece por lavanda ou alfazema, ela continuará sendo uma das mais importantes plantas que conhecemos. Busque seu bem estar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails