sexta-feira, 7 de março de 2014

Crianças aprendem massagem na escola na Suécia



Nos dias de hoje, as escolas podem se tornar estressantes para as crianças se levarmos em conta a combinação da pressão acadêmica com questões contemporâneas como super-lotação das classes e aumento da agressividade entre os jovens. Mas a massagem pode ajudar, diz a massoterapeuta sueca que tem ensinado aulas de massagem desde o jardim da infância até colégio, nos últimos 4 anos.


"Quando um massageia o outro cria-se um ambiente mais calmo e melhor para todos, além disto as crianças adoram ser tocadas" -diz Solveig Berggren, massoterapeuta de Kungsbacka, Suécia. "Quando as crianças estão relaxadas elas tem um melhor aprendizado. E nós temos que começar a trabalhar para um mundo melhor".

Em 1997 Berggren começou um programa para trazer a massagem para as escolas no sul da Suécia. Ela mostra aos estudantes como eles podem fazer movimentos simples de massagem uns nos outros e apresenta seminários para professores e escolas de enfermagem sobre os benefícios da terapia de contato.

De acordo com Berggren, a massagem ajuda os estudantes a reagir de maneira positiva contra as várias situações de estresse que eles têm que lidar. tais como super-lotação das salas de aulas, ansiedade social e reações de agressividades além disto ajuda-os a construir uma melhor relação uns com os outros. A massagem também oferece o saudável e necessário contato físico - coisa que vem se tornando extremamente raro em sociedades industrializadas.

"Com freqüência temos medo de tocar uns aos outros" - ela diz. "O toque afeta nossa habilidade de experimentar e oferecer a sensação de segurança".

Berggren adapta o programa de acordo com a idade dos estudantes que ela está trabalhando. As crianças mais novas (jardim até 4ª série) são as mais receptivas -tanto para dar como receber massagem, diz ela, enquanto crianças entre 12 e 13 anos são as mais distraídas. "Elas estão passando por muitas transformações, tanto de cabeça como corpo" - disse Berggren .

"O melhor é começar quando as crianças são mais novas, desta forma elas serão mais receptivas ao programa de massagem" - ela acrescentou.

Baseado no sucesso do programa em 5 escolas primárias no sul da Suécia, Berggren solicitou permissão ao Ministério da Educação, em 1999, para dar continuidade ao seu programa. "Eu vi um artigo em Glasgow [Escócia] onde eles incentivam beber bastante água para melhor o aprendizado das crianças, assim eu pensei que eles também poderiam estar interessados neste programa de massagem também" -ela disse. Com fundos do governo sueco,em novembro passado, Berggren, dois professores e uma enfermeira da escola visitaram a escola primária de Glasgow[Escócia], para ensinar as técnicas de massagem.

"As crianças adoraram a massagem, eu mostrei a eles, " ela disse. "Meu sonho é compartilhar isto com resto do mundo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails