quarta-feira, 19 de março de 2014

OS BENEFÍCIOS DO TOQUE TERAPÊUTICO

Quem não gosta de receber uma boa massagem, com mãos suaves e toque profundo?


Deixando um pouco de lado as inúmeras técnicas terapêuticas de massagem, analizemos simplesmente quais são as sensações e benefícios ao sermos tocados por mãos bem intensionadas e cheias de energia e prana.
O toque terapêutico é essencial para nosso equilíbrio diário das energias físicas e mentais, movendo para fora de nosso corpo desde toxinas (alimentares e mentais) à excesso de líquido até então retido em determinadas regiões, ocasionando também o ralaxamento do tecido muscular, bom funcionamento do tecido nervoso, estimulando o sistema linfático e fortalecimento do tecido ósseo.
Em nível físico, ao tocarmos alguém com o mínimo de conhecimento anatômico e fisiológico, podemos auxiliar na recuperação de órgãos e demais tecidos lesionados, fortalecer musculatura, estimular o funcionamento natural do trato digestivo, auxiliar na circulação do sangue, que muitas vezes não chega corretamente em alguns membros devido à obstruções e descongestionar vias respiratórias.

São inúmeros os benefícios que se adquire ao sermos tocados carinhosamente, inclusive em níveis mais sutis, como o desbloqueio de canais energéticos (que circulam paralelamente aos canais físicos) chamados de nadis, alinhamento dos chakras (centros de energia prânica), e a desobstrução de pontos energéticos chamados de marmas, manuseados na massagem feita na Terapia Ayurveda.
Existem regiões em nosso corpo que nós mesmos esquecemos de tocar, ou quando o fazemos não estamos conscientes o suficiente para percebê-lo. Como quando tomamos banho e mecanicamente ensaboamos todo o corpo sem ner nos dar conta do perfume, espuma, sensações…, estamos sempre com a cabeça no mundo da lua!

Quais os pontos a serem tocados?


Cada técnica de massagem está inserida em alguma Medicina ou Terapia, e são essas que norteiam as regiões e pontos de energia à serem estimulados buscando os benefícios já citados.
Na Medicina/Terapia Ayurveda manuseamos os marmas através da massagem abhyanga e outros procedimentos. Cada ponto ilustrado acima tem sua função energética e física, podendo assim optarmos por massagear determinados pontos considerando o reequilíbrio que estamos buscando.

Como exemplo, o marma ao lado tem o nome de “Talahridaya” e está localizado bem no centro na parte superior da sola dos pés, em linha com a raiz do 3° dedo.

Este ponto pode ser tocado para estimular o sistema respiratório, como também o sistema circulatório trazendo assim mais calor aos pés e à todo o membro inferior. Além do estímulo físico, este ponto está relacionado ao elemento terra, o que significa que pode nos ajudar a encontrar maior estabilidade física e emocional para lidarmos com as questões práticas do dia-a-dia.
Mesmo quem não possui nenhum conhecimento das Terapias Energéticas, pode se auto massagear e buscar se conhecer através das sensações obtidas pelo toque, atentando também às reações emotivas que esse toque pode desencadear. Ao nos tocarmos com consciência, amor e gratidão pela vida, nos abrimos ao universo interior e à uma viagem de respostas á perguntas que não nos lembrávamos mais…
Boa viagem!

Texto  :  Glendha  Kreutzer
http://espacocardamomo.wordpress.com/2010/10/29/os-beneficios-do-toque-terapeutico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails