domingo, 11 de maio de 2014

Massagem e seus benefícios



Apenas um toque é necessário para fazer as coisas acontecerem. Logo que as células nervosas sentirem uma pressão firme na pele, elas disparam, em uma fração de segundo, o sinal de relaxamento para o cérebro, que ativa o sistema nervoso parassimpático (combate o stress).

Pulmão e Barriga
O sistema nervoso parassimpático envia informação entre o cérebro e os órgãos vitais, mandando mensagem para os pulmões respirarem mais lenta e profundamente, para o sistema digestivo pegar o ritmo. O inverso acontece quando você está esgotada (os pulmões trabalham demais e o sistema digestivo demora para processar os alimentos).

Coração
Durante a massagem em costas, pescoço ou peito, o ritmo cardíaco pode diminuir em mais de dez batimentos por minuto e a pressão arterial cai até 8%.

Sistema Imune
Estimulado pela pressão suave da massagem, as células brancas do sangue responsáveis por combater infecções, aceleram sua atividade “fazem uma patrulha vigilante caçando e ajudando a matar as células bacterianas e cancerígenas”.

Hormônios do Stress
As mãos circulando sobre seu corpo, “mesmo que seja uma automassagem”, podem fazer maravilhas a quem sofre com ansiedade. O nervo vago instrui as glândulas suprarrenais a reduzir a liberação de hormônios do stress, como “cortisol e vasopressina”.

Cérebro

As ondas cerebrais começam a mudar. Se é de manhã e você está desperta, pode se sentir mais alerta depois de uma massagem, caso receba a sessão à noite, as ondas cerebrais podem influenciar o padrão de sono induzindo-a a dormir profundamente. Provocado pelos nervos parassimpáticos, o cérebro também intensifica a produção do neurotransmissor do bom humor, a serotonina.

Mecanismos de Dores

Você talvez nem precise de “drogas”, relaxantes musculares, pois a massagem desencadeia um poderoso alívio natural da dor. No caminho para o cérebro, a pressão captada pelas células nervosas da pele passa pela medula espinhal, um dos centros de dor do corpo. E sinais de pressão viajam mais rápido do que sinais de dor, bloqueando temporariamente quaisquer sintomas desagradáveis.

“Conclusão: a massagem é divina e relaxa os músculos tensos, aumenta o fluxo sanguíneo da pele. E os benefícios vão além do que você imagina.”

* Eloísa H.B.Contrera

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails