quinta-feira, 5 de junho de 2014

Filosofia Verso Massoterapia, Uma Volta Nas Origens



A massagem, modernamente denominada de massoterapia, é um conjunto de manipulações ou manobras “clássicas e modernas”. Ela sofreu influências da filosofia através dos princípios filosóficos herdados dos antigos pensadores do mundo oriental e ocidental envolvidos na prática clínica de saúde.

Esses homens deixaram seus conceitos através dos métodos de pesquisas científicas e clínicas que, por sua vez, foram desenvolvidos por eles no decurso de suas atuações, como clínicos de seu tempo. Eles davam valor para a recuperação do indivíduo, respeitando a capacidade do desenvolvimento com ênfase nos mecanismos de concentração, meditação e a manipulação de tecidos moles do corpo humano (como no ato de massagear), como se esse fosse o centro nervoso da recuperação. Ademais, imaginavam obter domínio e o controle das doenças por acreditarem ser uma provação ou uma incorporação.

Outros pensadores, numa busca incessante do equilíbrio biológico do ser humano, utilizavam métodos científicos e clínicos. Buscavam também encontrar técnicas que fossem capazes de responder a solução de problemas quase insolúveis para a época. Com isso, essas técnicas de massagem tornaram-se verdadeiros recursos em favor da prevenção e recuperação de muitas doenças. O objetivo primordial desses pensadores era oferecer condições para uma prática clínica no exercício da medicina, ou melhor, na aplicação de técnicas que respondessem aos problemas em saúde epidemiológicas e coletiva de seu tempo. A aplicação desses recursos técnicos auxiliavam no restabelecimento do equilíbrio funcional e biológico do corpo.

Esse método se tornou um marco norteador importantíssimo na história da massagem; aliás, além da verdade, na história da ciência biológica e dos métodos reabilitadores. Como essas práticas passavam pelo crivo da arte do pensamento filosófico, então esses homens e mulheres tinham o sagrado compromisso de responder às perguntas sobre o ser humano, a sociedade e a saúde.Esses mesmos princípios ligados ao pensamento do passado também influenciaram outras atividades profissionais de saúde que tiveram sua origem na antiguidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails