sexta-feira, 25 de julho de 2014

Descubra o que a massagem que veio da Índia tem a oferecer



Chamada de ayurvédica, ela utiliza massagens e óleos especiais, preza a boa nutrição e classifica os indivíduos com nomes como Vata, Pitta e Kapha. Tudo em busca da prevenção de doenças e do bem-estar.
O ayurveda - do sânscrito 'Ayur', que significa vida, e 'Veda', conhecimento ou ciência - surgiu há mais de cinco mil anos e é proveniente da região onde hoje se localiza a Índia. Considerada a mais antiga forma de tratamento do mundo, a medicina ayurvédica busca a prevenção de doenças através de massagens, drenagens, relaxamento mental e alimentação correta.

Para os que seguem essa corrente, tudo o que existe na Terra é composto por cinco elementos - água, ar, terra, fogo e éter (espaço). Daí que o objetivo também é proporcionar a sintonia do ser humano com a natureza e com os ritmos do universo. Quanto aos pacientes, eles são divididos em três biótipos (que vêm a ser a constituição psicofísica), chamados de doshas. São eles: Vata, Pittae Kapha (veja box). E o processo de cura varia de acordo com o dosha predominante de cada indivíduo.
Segundo a filosofia indiana entende que a causa principal de todas as doenças é o acúmulo de toxinas que impedem o fluxo natural e espontâneo de energia no organismo. “O tratamento visa agir primeiramente na liberação dessas toxinas, através de massagens feitas com óleos e pós naturais. A técnica milenar sofreu pequenas variações nas manobras ao longo dos tempos, mas o princípio permanece o mesmo,” O organismo absorve óleos específicos, mornos e herbalizados e libera, com mais facilidade, as toxinas através da urina e das fezes. 'O óleo funciona como 'medicamento', o qual é absorvido pela cútis. E vale lembrar ainda que a pele é o nosso maior órgão'.

Indicações e contra indicações da massagem
Pode se aplicar a massagem ayurvédica nas condições de ansiedade, alívio geral das tensões físicas, crônicas ou agudas, constipação intestinal, diminuição da libido, depressão fadiga crônica, fortalecimento do sistema imunológico, hipertensão arterial, insônia, metabolismo lento, rigidez articular, realinhamento ou consciência postural. 

As contra indicações da massagem entre elas artrite séptica, câncer, pacientes em estado febril, gestantes, com hemorragias ou infecções agudas e ainda pacientes em tratamento com quimioterapia e radioterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails