quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Massagem ajuda no cuidado à saúde


E-mail
ImprimirPDF


Normalmente utilizada para fins estéticos e relaxantes, a massagem tem desempenhado cada vez mais um papel importante nos cuidados com a saúde. Chamada atualmente de massoterapia, ela consiste em um conjunto de toques exercidos com as mãos e outras partes do corpo ou com aparelhos, sobre uma ou mais partes do corpo, além de realizar movimentos nas articulações, alongamentos e aplicações de calor e frio. Existem diversos tipos de massagens e que elas têm inúmeras indicações: aliviam o estresse e a tensão, diminuem as dores musculares, controlam a dor, eliminam traumas físicos, melhoram a circulação sanguínea e flexibilidade, promovem a saúde e bem-estar e também melhoram a qualidade de vida. Mas é preciso que antes o cliente já tenha o diagnóstico do problema para que o profissional possa utilizar as técnicas de massagens de acordo ele. Essa é uma das grandes diferenças entre a massoterapia e a massagem comum. Além de ela ser feita por profissionais qualificados,  na qual podemos decidir qual será o direcionamento da terapia de acordo com a necessidade da pessoa. Ou seja, se ela tiver dor muscular, o massoterapeuta terá que utilizar técnicas diferentes das que usaria em alguém que quer apenas aliviar a tensão.

A maioria dessas técnicas é milenar, nascida na medicina chinesa, em meados de 1800 a.C., mas conta, hoje em dia, com toques da cultura ocidental. Mas o objetivo é comum: o tratamento físico, psicológico e até espiritual. É importante salientar que os benefícios dessas terapias só são sentidos apenas se o tratamento for prolongado e o paciente se submeter a sessões regulares e constantes de massagens.

Entre os diferentes estilos de massagens, se pode citar a Ayurvédica (estimula os músculos e a circulação); a desportiva (relaxa a musculatura em geral, porém com maior foco nos músculos mais solicitados conforme a prática esportiva); Shiatsu (terapia oriental é milenar, relaxa os músculos e estimula certos pontos do organismo), Destoxi Drenante (combina manobras de massagem drenante manual com a massagem terapêutica oriental e técnicas da massagem relaxante); e Abhyanga (comum na Índia, ajuda na desintoxicação do organismo).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails