quarta-feira, 22 de outubro de 2014

A terapia por massagem



 A massagem trata-se de uma terapia conhecida onde nenhuma máquina, até os dias de hoje, conseguiu equiparar as habilidades manuais do homem.

Suas distintas aplicações envolvem os campos da profilaxia, da estética e, principalmente, da terapêutica.

Os efeitos de cada técnica, e suas variáveis, são aplicadas de acordo com o objetivo a ser alcançado pela massagista.

O conhecimento da manobra e as condições do paciente são de fundamental importância para uma boa aplicação da massagem, verificando-se em cada uso, uma resposta adequada.

A massagem é um antigo recurso de prática médica, empregado para fins de cura e para auxiliar a preservação da saúde.

Normalmente, a técnica moderna das massagens é aplicada como complemento dos exercícios físicos ou também como substituto das ginásticas para pessoas de vida sedentária, que não se dedicam ao esporte como deveriam.

Conforme os movimentos a massagem pode produzir efeitos sedativos, relaxantes, e também efeitos contrários de estímulo e excitação dos tecidos.

O efeito imediato de maior importância é a redistribuição de sangue nos vasos. Em certas áreas da pele, o sangue se renova muito lentamente.

Massagens regulares podem renovar periodicamente o sangue nessas áreas.

Outro efeito imediato e importante, é o que se exerce sobre os vasos linfáticos. A linfa circula pelo corpo através de condutos especiais. O que movimenta a linfa são os próprios movimentos do corpo.

A massagem ativa a circulação da linfa e, desse modo, contribui eficazmente para melhorar a resistência orgânica contra as infecções

A massagem faz o oxigênio ser levado mais rapidamente aos tecidos. O gás carbônico e outros resíduos originados de trabalho celular são eliminados dos tecidos.

Uma sessão de massagem produz o efeito sedativo no sistema nervoso e efeito estimulante na musculatura.

Os benefícios trazidos ao organismo por uma massagem bem feita são tantos que esta técnica é utilizada como método de tratamento. 

São vários os benefícios da massagem e seus efeitos podem ser classificados como Diretos (muscular, mecânico e de repercussão local) e Indiretos (psicológico, fisiológico, estético e de repercussão geral): aumenta a probabilidade de absorção e eliminação de gordura; impede a formação exacerbada de ácido lático nos músculos, evitando a fadiga e aumentando a força muscular; age na circulação sanguínea restaurando sua tonicidade normal e melhorando o metabolismo; atua no sistema nervoso como calmante e sedativa ou estimulante e excitante; aumenta a diurese no metabolismo, possibilitando a eliminação de elementos constituintes da urina.

Para que a massagem atinja o objetivo, são considerados fatores como direção, intensidade da pressão, velocidade e ritmo, os mecanismos utilizados (diferentes instrumentos além do uso das próprias mãos), a duração e frequência do tratamento. Tudo de acordo com a perspectiva histórica e evolutiva do problema pelo qual o paciente passa. Portanto, o que recomendo para quem quer ficar mais bonito é que faça massagem adequadamente! Não se trata simplesmente de uma técnica, mas sim um tratamento completo. 

A massagem pode tratar muitas queixas e aliviar inúmeros problemas. Contudo, é particularmente recomendada para casos de stress, insônia, depressão e problemas circulatórios. É igualmente excelente para o alívio de músculos doloridos e tensos, artrites, reumatismo e ciática entre outros.

Pode igualmente ser bastante útil em casos de certas perturbações digestivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails