quarta-feira, 26 de novembro de 2014

A diferença entre massagem e massoterapia


O toque por si só acalenta, liberta, é um dos remédios  usados nas terapias alternativas. O toque associado ao conhecimento e técnicas visa relaxamento, saúde e equilíbrio ao organismo.
O relaxamento por si mesmo tem valor terapêutico, porém a massagem vai além do relaxamento, produzindo uma série de benefícios. Terapêutico é definido como:”de, ou relacionado ao tratamento de distúrbios ou doenças”. Massagem - palavra de origem grega, significa “amassar, freccionar tecidos”. Com a junção dos significados a massoterapia ficou mundialmente conhecida em suas aplicações como um recurso terapêutico capaz de manter a saúde, prevenir desequilíbrios, contribuir na promoção, bem estar e melhorar a qualidade de vida das pessoas que dela usufruem.
O massoterapeuta é o profissional que desempenha manobras e técnicas terapêuticas não invasivas. Sua formação teórica e técnica habilitam a realizar procedimentos baseados num diagnóstico de percepção das necessidades individuais de cada cliente. Lembrando que a prática da massagem não  tem o objetivo de curar distúrbios ou doenças, mas trata de alguns dos seus sintomas, e em alguns casos é contra-indicado devido a gravidade ou natureza da patologia envolvida.
A massoterapia se enquadra na área de abrangência  da integração terapêutica aceita pela Organização Mundial da Saúde com o objetivo de prevenir doenças, auxiliando na ativação da circulação do sangue e sistema linfático, normalizando as funções fisiológicas do corpo humano, tratando o stress, dando equilíbrio vital e com isso, levando ao autoconhecimento e auto conscientização do seu ser.
O Conselho Brasileiro de Auto Regulação da Massoterapia - CONBRAMASSO - distingue a massoterapia das massagens em geral pelo fato da sua aplicação ser realizada por profissionais preparados  e qualificados a diagnosticar e  ter conhecimento sobre terapias holísticas. Com isso realizar  técnicas  e manobras diferenciadas, aplicando procedimentos sobre a pele e tecidos, músculos, tendões e articulações com finalidades terapêuticas, mobilidade físicas,  tratar o psicológico, alívio a dor, tensão e stress, ajudando os indivíduos ter uma vida melhor e mais feliz.
Marta Rodrigues
Massoterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails