sábado, 7 de março de 2015

Massagem é Terapêutica





A massagem terapêutica é um conjunto de técnicas de massoterapia, que baseia-se na aplicação de pressão em pontos específicos do corpo humano de forma a eliminar a fadiga, criando sensações agradáveis e estimulando as defesas do organismo. Vem cada vez mais sendo prescrita por médicos para complementar os tratamentos médicos convencionais nos casos de doenças, contusões e dores visto que um número cada vez maior de pesquisas documentam sua eficácia.
Ela reduz os batimentos cardíacos e a pressão sangüínea, aumenta a circulação do sangue e o fluxo linfático, reduz as tensões e espasmos musculares, aumenta a amplitude dos movimentos e ajuda a aliviar a dor, melhorando assim o tratamento médico.
A massagem terapêutica envolve a manipulação das estruturas dos tecidos moles. A massagem suaviza e acalma, ajuda na redução do estresse, e pode ajudar na taxa de recuperação do corpo contra contusões, torções e doenças.
Os massagistas utilizam as mãos para encontrar e tratar de problemas nos músculos, ligamentos e tendões. Essa técnica também é utilizada para tratamento de pessoas que já tiveram ataques cardíacos e é ideal para alíviar o stress e pode até ajudar no tratamento de doentes mentais.
Os efeitos da massagem se dão em várias partes do corpo, principalmente nos tecidos. E ainda se diferenciam de acordo com a intensidade da massagem, se for rápida têm efeito estimulante, circulatório e desintoxicante. Se for lenta têm efeito calmante e relaxante. Ela também atua em todo o corpo auxiliando na renovação celular e ajudando na circulação e irrigação dos órgãos e tecidos.
Benefícios
– A massagem pode agir sobre a circulação, primeiramente pelo efeito mecânico auxiliando a circulação e posteriormente pelo reflexo da contração das fibras musculares lisas que mantêm a tonicidade dos vasos sangüíneos.
– A massagem desobstrui os póros da pele, pois, remove a sua camada superficial, e ainda tem uma ação calmante tornando a pele mais fina e elástica.
– Quando feita no abdômen ela tem como efeito a concentração dos elementos formadores da urina, assim eliminando as substâncias tóxicas.
– Já no sistema nervoso a massagem tem vários benefícios dependendo da maneira que é feita, pode ser sedativa e calmante e também estimulante excitando nervos sensoriais e motores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails