quinta-feira, 7 de maio de 2015

Massagem relaxante: um benefício muito além do toque


A verdade é uma só: quem não gosta de uma bela massagem?? Até hoje não me lembro de ter encontrado alguém que dissesse não gostar de receber uma massagem bem feita.
Os argumentos do artigo abaixo ajudam a reforçar esses motivos e entender um pouquinho melhor os benefícios trazidos para o corpo e para a mente também…
Veja só o que a massagem pode fazer por você:
“Um toque. Isso é o necessário para fazer as coisas acontecerem. Logo que as células nervosas sentem uma pressão firme na pele, elas disparam, em uma fração de segundo, o sinal de relaxamento para o cérebro, que ativa o sistema nervoso parassimpático. Nome longo, propósito simples: ele combate o stress ao apertar um botão gigante de reajuste em…
PULMÃO E BARRIGA
O nervo vago, a principal rodovia parassimpática entre o cérebro e os órgãos vitais, envia uma mensagem para os pulmões respirarem mais lenta e profundamente e para o sistema digestivo pegar o ritmo. O inverso acontece quando você está esgotada: os pulmões trabalham demais e o estômago demora para processar os alimentos.
CORAÇÃO
Durante massagens em costas, pescoço ou peito, o ritmo cardíaco pode diminuir em mais de dez batimentos por minuto. A pressão arterial cai até 8%.
SISTEMA IMUNE
Estimuladas pela pressão suave da massagem, as células brancas do sangue, responsáveis por combater infecções, aceleram sua atividade. Elas fazem uma patrulha vigilante, caçando e ajudando a matar as células virais, bacterianas e cancerígenas.
HORMÔNIOS DO ESTRESSE
Aquelas mãos que circulam sobre o seu corpo – mesmo que seja uma automassagem – podem fazer maravilhas a quem sofre com ansiedade. O nervo vago instrui as glândulas suprarrenais a reduzir a liberação de hormônios do estresse, como cortisol e vasopressina.
CÉREBRO
As ondas cerebrais começam a mudar. Se é de manhã e você está desperta, pode se sentir mais alerta depois de uma massagem. Caso receba a sessão à noite, as ondas cerebrais podem influenciar o padrão de sono, induzindo-a a dormir profundamente. Provocado pelos nervos parassimpáticos, o cérebro também intensifica a produção do neurotransmissor do bom-humor, a serotonina.
MECANISMO DE DORES
Você talvez nem precise de aspirina, pois a massagem desencadeia um poderoso alívio natural da dor. No caminho para o cérebro, a pressão captada pelas células nervosas da pele passa pela medula espinhal, um dos centros de dor do corpo. E sinais de pressão viajam mais rápido do que sinais de dor, bloqueando temporariamente quaisquer sintomas desagradáveis. Isso pode explicar por que seu instinto é pressionar um ponto doloroso depois de se machucar.”
Texto extraído do site mdemulher.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails