sexta-feira, 1 de maio de 2015

Massoterapia é o tratamento terapêutico através de massagens

massagem-costas2



É comum encontrarmos pessoas que acreditam que a massagem tem somente efeito relaxante. Muitos esquecem ou simplesmente ignoram os benefícios terapêuticos desta prática. Por conta disso, esclareceremos neste artigo alguns aspectos básicos da massagem bem como as vantagens que podem usufruir aqueles que decidem aproveitar das atividades massoterápicas.
A massoterapia, como o próprio nome diz, é o tratamento terapêutico através de massagens. Ela tem um histórico longínquo, tendo relados de sua prática desde a antiguidade grega e romana, quando começou a ser praticada não mais apenas por seus efeitos calmantes e relaxantes. Nessas civilizações, a atividade de massagear era considerada uma técnica a ser recorrida quando a necessidade era curar doenças que tinham por base causas naturais, mas mais do que isto: nessa época, acreditava-se que todas as doenças originavam-se exatamente por causas naturais, sendo então a massoterapia uma prática empregada com vista na manutenção da saúde dos cidadãos.

 E hoje em dia, a massagem…?

Hoje em dia, as pessoas regularmente procuram o amparo da massagem quando sentem algum incômodo. Muito usual é a busca pelo alívio massageador nos casos de dores nas costas, conferindo uma imagem errônea à atividade, uma vez que limita equivocadamente a técnica a uma operação de caráter pontual, com benefícios momentâneos e passageiros. De fato, as dores nas costas são suavizadas pois a massagem alivia o estresse e as tensões acumuladas, principais motivos que levam a músculos enrijecidos e retesados, culminando na dor. Entretanto, esta não é, de longe, a única serventia da massagem.
A ação de pressionar intensamente e adequadamente pontos específicos do corpo humano confere resultados fisiológicos, psicológicos e físicos ao organismo. No âmbito fisiológico, a massagem aprimora a circulação sanguínea e linfática, elimina toxinas e resíduos metabólicos, aumenta o fluxo de nutrientes no organismo, auxilia na cura de edemas e hematomas, estimula os processos de cicatrização, alivia dores e promove melhorias nos movimentos das articulações. No psicológico, a massagem estimula a atividade física, reduz o estresse e as tensões, diminui a ansiedade e auxilia nos processos de recuperação de estados depressivos. Já no âmbito físico, a massagem reduz tensões e dores nos músculos e estimula efeitos mecânicos no organismo, como circulação do sangue venoso e mobilização de fibras musculares.
Como vimos, a massagem de forma alguma pode ser considerada apenas por seus efeitos relaxantes. Estes devem, sim, ser somados a todos os outros efeitos e benefícios da massoterapia expostos acima. Quando a técnica da massagem é aplicada de maneira adequada, a utilidade dela se torna um coadjuvante importante para a manutenção da saúde do organismo como um todo, promovendo sempre bem-estar e, por isso, relaxamento. Sendo assim, a sensação de relaxamento é, então, mais uma consequência de todos os efeitos da massagem no corpo humano como um todo do que um simples efeito isolado e único.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails