segunda-feira, 4 de maio de 2015

Massoterapia - Toque terapêutico



Massoterapia
Um breve escrito sobre a massoterapia, uma prática tão antiga quanto eficiente para a melhora de diversas dores.
Acredita-se que o toque terapêutico através da massagem pode representar uma manifestação de atenção, humanização e cuidado do profissional com as pessoas, ao mesmo tempo em que proporciona efeitos fisiológicos compatíveis para o cuidado de muitas necessidades em saúde.
massoterapia envolve a aplicação de uma seqüência de manobras nos tecidos externos do organismo com propósito de alcançar efeitos específicos de acordo com cada situação respeitando as particularidades de cada indivíduo. Esses efeitos são produzidos em decorrência da combinação de fatores mecânicos, fisiológicos e psicológicos.
Os primeiros escritos da massagem datam de 2500a.C na China. No decorrer da história, a massagem tem passagem pela Grégia, Roma e Suécia. Foi utilizada com distintos fins, terapêuticos, estéticos e desportivos.
Há diferentes formas de se tocar a pessoa uma vez que ao tocar a pele estimula-se as vias sensitivas aferentes que nada mais são do que a continuidade do Sistema Nervoso Central (SNC).
O toque pode promover sensações fisiológicas, orgânicas, assim como desenvolver reações emocionais que podem desencadear sensações de bem-estar despertando distintas emoções, sendo, por isso um importante meio para o estabelecimento do vínculo terapeuta e paciente.
A massoterapia promove o alívio das dores físicas, frequentemente acompanhada pelo alívio emocional

Referências:
ANDRADE, C.K.; CLIFFORD, P. terapêutica : Um guia completo de massoterapia para o estudante e para o terapeuta. São Paulo : Manole.
2001 DOMENICO, G.; WOOD, E.C. Técnicas de Massagem de Beard. 4° Ed. São Paulo: Manole. 1998.
Massagem: Técnicas e Resultado. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2003.
CASSAR, M.P. Manual de massagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails