quinta-feira, 14 de maio de 2015

Os benefícios da massoterapia


A massoterapia não é nada mais que a prática da massagem e o reconhecimento de que esta possui fortes propriedades terapêuticas, responsável por processos de cura e de tratamento de variados problemas. A massagem em si consiste na aplicação de vibração ou força sobre os tecidos corporais, o que inclui a atenção sobre os músculos, tendões, articulações e ligamentos, com a finalidade de estimular a mobilidade, a circulação, o relaxamento dos músculos, a elasticidade e a cura de dores corporais localizadas. Todos esses estímulos reverberam em vários outros benefícios, que vão desde benefícios emocionais e psicológicos, à benefícios fisiológicos e curativos.

Complemento na cura de traumas físicos

Se por algum motivo alguma parte do seu corpo sofreu algum trauma decorrente de quedas, pancadas ou desgastes em atividades físicas praticadas de modo errado, a massoterapia pode auxiliar na cura desses traumas. Algumas técnicas trabalham as articulações e são capazes de “colocar no lugar” certos deslocamentos, além de estimular a circulação sanguínea na região, o que faz acelerar a regeneração dos tendões, músculos e tecidos.

Alívio do stress, ansiedade e depressão

É comprovado que uma sessão de massagem ajuda a diminuir consideravelmente a quantidade de cortisol no corpo, o hormônio que é liberado pelas glândulas suprarrenais quando ficamos estressados e ansiosos. Além disso, a massagem aumenta a quantidade do neurotransmissor dopamina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Ou seja: com a diminuição do cortisol e o aumento da dopamina, a massoterapia é um importante aliado na luta contra o stress, a ansiedade e a depressão. Ela nos deixa mais relaxados e leves para enfrentar o dia a dia, o que também melhora a qualidade do sono e diminui a incidência de insônia.

Eliminação de toxinas e resíduos metabólicos

As massagens chamadas “fisiológicas” auxiliam a desintoxicar o organismo, como por exemplo a eliminação do ácido lático que se instala nas fibras musculares após treinos físicos e que são responsáveis pelas dores e cãibras. Por elevar a quantidade de oxigênio nos músculos e tecidos, a massagem faz aumentar a circulação sanguínea e linfática, expulsando mais facilmente as toxinas e diminuindo a retenção de líquidos. As consequências disso podem ser vistas na melhora da pele, na redução de medidas e até na redução de celulites e edemas.

Alívio de dores crônicas

Pacientes que sofrem de dores crônicas como lombalgia, fibromialgia, cervicalgia e problemas reumáticos, devem usufruir da massoterapia com certa regularidade, pois ela é, comprovadamente, uma auxiliar no tratamento dos sintomas dolorosos dessas doenças. A explicação para isso está no fato de que os estímulos da massagem bloqueiam a condução nervosa das fibras de dor, um fenômeno conhecido como “portão medular da dor”. Com isso a massoterapia ajuda a aumentar a qualidade de vida desses pacientes, aliviando as sensações dolorosas.
E então, o que você achou dos benefícios trazidos pela massoterapia? Você está disposto a fazer massagens com mais regularidade para garantir os ganhos trazidos pela sua prática? Muitas técnicas estão disponíveis de acordo com seu gosto e suas necessidades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails