sábado, 6 de junho de 2015

Descubra os benéficos terapêuticos da massagem

 O termo vem do grego antigo que, traduzindo, significa "amassar". A prática é tão antiga quanto o homem, umas das formas mais primitivas e intuitivas de tratar.
Ao longo de milênios, cada cultura desenvolveu seu próprio estilo de massagem. Algumas técnicas são utilizadas até hoje, mas ainda assim a massagem não estacionou no tempo e novas técnicas foram surgindo. Esta pratica é aplicada principalmente por massoterapeutas, esteticistas e fisioterapeutas, podendo ser divididas, basicamente, em duas modalidades: estética e terapêutica.
As massagens terapêuticas são muito procuradas, a princípio, como alívio para tensões musculares e dores, problemas estes causados muitas das vezes por posturas inadequadas, esforços repetitivos e sedentarismo. Num primeiro momento, a massagem atua no corpo físico oferecendo uma sensação de relaxamento, melhorando a circulação sanguínea e liberando toxinas presas nos músculos. O que muitos não sabem é que o desbloqueio físico abre uma porta para o desbloqueio emocional: nosso corpo fala! Muitas de nossas dificuldades emocionais como raiva, solidão, medo e ansiedade refletem em nossa postura e expressão corporal. O toque faz o massageado sentir acolhido, aliviando sua carência afetiva. Isso reduz significativamente o cortisol, hormônio do stress, aumenta o número de linfócitos (células do nosso sistema imunológico), regula o intestino, corrige posturas rígidas e reequilibra nossa energia. É um momento ideal para esquecer dos problemas e pensar no seu bem estar, ótima aliada a nossa saúde física e mental.
Dentro das massagens terapêuticas podemos citar:
Ayurvédica: além de utilizar fitoterapia e yoga, trabalha as articulações, cadeias musculares, mesclando toques profundos e suaves. Altamente relaxante, restabelece o equilíbrio físico e psíquico.
Reflexologia: são estimulados pontos específicos dos pés que correspondem a cada órgão do corpo, combatendo o estresse, melhorando a irrigação sanguínea, renovando as energias físicas e mentais.
Shiatsu : técnica de manobra com os dedos, utilizada para reequilíbrio energético.
Tuina: é uma massagem baseada no princípio da medicina chinesa, onde são trabalhados pontos específicos sobre meridianos e de acupuntura, atuando no sistema nervoso, reprodutor, digestivo e circulatório.
Para quem nunca experimentou vale a pena conhecer! É um investimento prazeroso, e de retorno muito compensatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails