segunda-feira, 15 de junho de 2015

Técnicas corporais ocidentais e orientais



Terapias Corporais são os diversos tipos de tratamentos que utilizam o toque como fator de equilíbrio e auto-conhecimento.

Técnicas corporais ocidentais e orientais tem como objetivo além do trabalho puramente físico restaurar também o equilíbrio psicofísico do paciente.

Além da tensão usual do dia-a-dia, nossas lembranças, os traumas recentes e antigos,as emoções reprimidas, os impulsos freados, tudo isso permanece congelado no nosso corpo, impedindo a livre mobilização de energia. Culturas ancestrais já tratavam o ser humano sob essa ótica, temos a acupuntura, ayurvedica, terapias xamânicas e recentemente no ocidente Wilhelm Reich e Alexander Lowen, dentre outros que estudaram e perceberam essa memória corporal, na qual tudo que é vivido permanece ali registrado.

Nosso consciente individual é corporal e reprimir nosso material  psíquico é bloquear energeticamente essa circulação, a metabolização correta da informação. Isso pode evoluir primeiramente para tensões musculares e aos poucos vão se tornando somatizações cada vez mais complexas.

Nossa postura, nossa maneira de respirar, de sentar, de andar, de falar vão sendo moldadas com o tempo, são resultados da nossa experiência de vida e dos sentimentos que vivenciamos.

Durante uma sessão de massagem são utilizadas técnicas e movimentos específicos com o objetivo de desbloquear essa energia ¨congelada¨, parada, estagnada. São vários os tipos de massagem: estética, terapêutica, relaxante…independente do objetivo principal, temos sempre por trás de qualquer técnica o benefício de equilibrar corpo e mente, de ajudar o corpo a metabolizar as emoções. Por isso toda técnica é um tratamento de cura e prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails