domingo, 2 de agosto de 2015

Efeitos terapêuticos da massagem



Conforme Beard (1952), massagem é o termo usado para designar certas manipulações dos tecidos moles do corpo, sendo tais movimentos mais eficazes se aplicados com as mãos e administrados com o propósito de produzir efeitos sobre o sistema nervosomuscularrespiratóriocirculatóriosanguíneo e também linfático. Entre seus efeitos sobre o tecido muscular, destacam-se:


- Redução da quantidade de fibrose que inevitavelmente ocorre no músculo imobilizado, lesionado ou desnervado.

- Manutenção dos músculos no melhor estado possível de nutrição, flexibilidade e vitalidade, de modo que eles possam funcionar no seu limite máximo.


Efeitos terapêuticos da massagem sobre os tecidos moles do corpo

1- Mecânicos

As forças mecânicas, movimentos de compressão, tração, estiramento, pressão e fricção, produzem certa estimulação nos tecidos, por meio de uma pressão e estiramento ritmicamente aplicados. Na prática, estudos revelam que a pressão comprime os tecidos moles e distorce as redes de receptores nas terminações nervosas. O estiramento, por sua vez, vai aplicar tensão nos tecidos moles e distorcer os plexos dos receptores nas terminações nervosas. Esses dois trabalhos têm o papel de aumentar os lumens dos vasos sanguíneos e espaços dos vasos linfáticos, afetando a circulação capilar, venosa, arterial e linfática.

Quando se trabalha mecanicamente os tecidos do corpo, exerce-se movimentos sobre a linfa, sangue venoso, secreções pulmonares, edemas, conteúdos intestinais e conteúdo de hematomas. Também é possível observar a mobilização de fibras musculares, de massas musculares, tendões, tecidos subcutâneos, cicatricial, pele e aderências.

2- Fisiológicos

Massagem - efeitos terapêuticos sobre os tecidos do corpo

Massagens são manipulações dos tecidos moles do corpo, administrados para produzir efeitos sobre o sistema nervoso, muscular, respiratório, circulatório, sanguíneo e também linfática





Os efeitos fisiológicos, muito importantes por sinal, surgem em decorrência dos efeitos mecânicos, ou seja, após a manipulação da pele e dos tecidos subjacentes há um efeito considerável no fluxo sanguíneo e linfático.



Quando se trabalha fisiologicamente os tecidos do corpo, percebe-se certo aumento da circulação sanguínea, assim como aumenta-se o fluxo de nutrientes; há remoção dos produtos catabólicos e metabólicos, estimula-se o processo de cicatrização, há resolução do edema e hematomas crônicos, aumenta-se a extensibilidade do tecido conjuntivo, alivia-se dores, aumenta-se os movimentos das articulações, facilita-se a atividade muscular, há estimulação das funções autonômicas, há estimulação das funções viscerais, há remoção das secreções pulmonares, há evidências de estímulos sexuais e, por fim, há certa promoção do relaxamento local e geral.

3- Psicológicos

Após a aplicação de massagem sobre os tecidos moles, observa-se a minimização do impulso cortical que transita pelos neurônios motores espinhais relevantes, acarretando em um estado de relaxamento físico; alívio da ansiedade e tensão (estresse); estimulação da atividade física; alívio da dor; sensação geral de bem-estar (conforto); estímulo sexual.

Por Silvana Teixeira.


Fonte: Massagem.net.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails