sábado, 29 de agosto de 2015

O stress e os benefícios da massagem


O estresse é um componente da vida moderna, que está cada vez mais presente no nosso dia a dia. As facilidades e a agitação da vida moderna, o trânsito, nossos anseios e pretensões, a instabilidade no emprego, a violência fazem com que recebamos constantemente doses diárias de stress.O estresse tem efeito cumulativo no organismo humano e pode acometer o sistema imunológico. É também um fator de risco para inúmeras patologias que afligem a sociedade humana. O organismo reage ao estresse eliminando em excesso o hormônio corticoide e a adrenalina. Substâncias produzidas pelas glândulas supra-renais e são liberadas na corrente sanguínea.

Externamente o corpo vai mostrando a evolução deste desequilíbrio interno. O 1º reflexo é o cansaço físico e mental, depois surgem sutilmente às dores. O ponto de tensão do individuo determina o local da dor, as regiões mais problemáticas costumam ser os ombros,o pescoço e o tórax. Nestas regiões podem aparecer nódulos que são os resultados de acúmulo de tensões.A massagem é uma terapia natural e milenar, que beneficia tanto a parte física quanto a emocional. Através de ações bastante específicas. 

A massagem relaxante oferece grande benefício, desde que seus objetivos e limites sejam bem definidos tanto para o profissional massoterapeuta quanto para o paciente. Pode ser aplicada como auxiliar em tratamentos de depressão, ansiedade, irritabilidade, perda de concentração, insônia, crises de pânico,pós-parto, depressão pós-luto, bulimia entre outros.As pessoas com que sofrem de qualquer forma de stress: físico, mental ou emocional pode obter grandes benefícios através do toque. Algumas tendem a obter uma resposta mais rápida do que outras, porém, a sensação de bem-estar é comum a todos. A massagem é indicada para aliviar a tensão muscular e normalizar padrões rígidos de postura. 

O fator stress é um dos principais motivos que conduzem às pessoas a buscarem a massoterapia devido aos inúmeros desconfortos físicos e psíquicos que o mesmo desencadeia.Aromaterapia é a arte e a ciência de usar óleos de plantas em tratamentos terapêuticos. É uma das técnicas mais antigas da história de práticas de cura levando em consideração todos os aspectos e cuidados da: saúde do corpo, da saúde da mente e da saúde da alma.Ela utiliza somente óleos essenciais botânicos para a prevenção e tratamento auxiliar de sintomas físicos, estados emocionais e energéticos visando o bem-estar geral do ser humano e o meio no qual ele vive.
Sua aplicação exige conhecimento e pode ser feita através de massagens, banhos,inalações, cremes, loções, no ambiente com spray e aromatizadores elétricos, trazendo assim benefícios coletivos.A aromaterapia é uma arte e ciência de fazer terapia, buscando manter ou resgatar a saúde através apenas do uso das propriedades terapêuticas provenientes dos óleos essenciais.Os óleos essenciais são as substâncias naturais presentes nas plantas, responsáveis pelos odores aromáticos que nela encontramos. Estão presentes nas flores, cascas, raízes, frutas e sementes. Quase sempre vegetais superiores. São extratos altamente concentrados,100% puros, voláteis, e evaporam-se com facilidade em contato com o ar. Não dissolvem com a água, apenas dispersam-se, misturam-se com álcool, ceras e principalmente com óleos vegetais que servem como carreadores, nas misturas para as mais diversas aplicações.

Os óleos essenciais devem ser diluídos em outras substâncias, pois os mesmo não devem ser aplicados diretamente na pele devido a sua alta concentração de princípios ativos. O óleo vegetal é uma gordura obtida através das plantas, predominantemente, das sementes.Ele nos oferece os ácidos graxos essenciais que nosso corpo não pode sintetizar, assim como as vitaminas lipossolúveis. Alem dos efeitos sobre a pele, os óleos essenciais agem também pelo olfato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails